Sensualidade, introspecção e um amadurecimento perante as causas revoltantes. Estas são características que se destacam em uma primeira ouvida de Tônus, terceiro disco de estúdio do Carne Doce, que chega às plataformas de streaming nesta terça, 17.

A líder Salma Jô, que assina nove das dez faixas do novo álbum, vem com vocais menos rasgados que no antecessor — muito elogiado pelo público e pela crítica — Princesa (2016). Nele, ela escancarava todas as dores como mulher; em Tônus, ela deixa uma nova calma predominar. É um atributo que permite que a política seja deixada de lado, e que abre espaço para assuntos interessantemente banais.

É a serenidade de um grupo que, proveniente de Goiânia, teve sim que lutar para ser ouvido em meio ao mercado sertanejo. Mas agora surfa na conquista dos olhos do (nichado) público indie do país. “Acho que as novas letras estão menos políticas, mas elas ainda expressam uma coisa que já é da minha assinatura, que é exercício e o desejo do poder nas relações pessoais”, afirma Salma, em entrevista à Noisey Brasil.

Fernando Almeida, vocalista do Boogarins, e Salma Jô, nome à frente do Carne Doce. Crédito: Reprodução/Facebook

E desse desejo nascem canções como “Comida Amarga” e “Amor Distrai (Durin)”, single previamente divulgado, escrito pela vocalista em parceria com Fernando Almeida, líder dos conterrâneos do Boogarins. São músicas que vão além do sensual, e escancaram o sexo como assunto da natureza humana, por vezes subaproveitado pelas atuais composições do cenário independente nacional. Nadando contra a corrente puritana, Salma canta fácil, canta honesto sobre o que há entre quatro paredes.

Dessa maneira, o novo trabalho da banda completada por Macloys Aquino — parceiro da artista na banda e na vida –, João Victor Santana (guitarras e sintetizadores), Ricardo Machado (bateria) e Anderson Maia (baixo) conquista não mais pela causa, mas pelo íntimo. Pela vulnerabilidade e pela fluidez que está tanto nas letras quanto nas elaboradas melodias, que criam vácuos musicais entre os agudos de Salma.

Neste sábado, 21, o grupo estreia Tônus ao vivo em uma apresentação gratuita no Centro Cultural São Paulo, às 19h (mais informações abaixo).

Ouça Tônus aqui:

Carne Doce @ Centro Cultural São Paulo.
21 de julho de 2018, sábado, às 19h
CCSP – Rua Vergueiro 1.000, Liberdade, São Paulo. Tel. 3397-4002
Entrada gratuita
Evento oficial no Facebook

Categorias: Notícias Resenhas