A colombiana Kali Uchis presenteou os fãs com um novo EP, To Feel Alive, lançado na última sexta-feira, 24. Esse é a primeira compilação de novas canções da cantora desde o incrível álbum Isolation, de 2018.

Gravado e produzido pela própria artista em sua casa durante a quarentena, Uchis resgata canções nunca lançadas oficialmente, e acrescenta novos toques e faixas, narrando o começo, meio e fim de um relacionamento em dez minutos.

A primeria canção, “honey baby (SPOILED)”, começa com o canto de passarinhos, criando um cenário harmonioso como o começo de todo relacionamento.

Kali canta o quanto ama tudo que o parceiro faz por ela, a admirando e a mimando, e está tão fascinada com esse sentimento que pede para que ele não fale muito, pois tem medo de ser paralisada pela insegurança.

Ela inclusive, tem alguns momentos de preocupação no meio dessa fase mágica, quando por exemplo canta “Hope this lasts a while and you never turn an enemy”, trecho que terá o desfecho revelado na última canção do projeto.

A faixa foi postada por Uchis em 2015 em seu perfil no Soundcloud, e não entrou em nenhum de seus prpjetos anteriores, mesmo estando nos planos da artista.

Em “angel”, a fase de lua de mel da relação continua, e Kali se derrete pelo companheiro, tendo que se lembrar de ir com calma, mas na companhia do amado ela acredita que o tempo perdido faz uma vida miserável, com isso, pede para ser o Pablo Escobar do companheiro, já que ele é sua droga… absolutamente nada é mais Kali Uchis que essa metáfora.

Essa canção também foi retrabalhada por Uchis, presente originalmente no trailer do EP Pura Vida.

O paraíso vai se desmoronando na terceira e penúltima faixa do EP, “i want war (BUT I NEED PEACE)”, a sonoridade da canção ainda persiste na aura sonhadora e leve que percorre todo o projeto.

O vício que o companheiro estimulava em Kali causou efeitos colaterais, e tornou o sonho que o relacionamento costumava ser, em uma relação tóxica, em que a artista admite estar maluca, afirmando que é assim que o ex-companheiro a deixou.

Uchis também deseja ter o tempo gasto com o relacionamento de volta, mas anúncia em meio essa triste reflexão que já encontrou um novo homem que a trata melhor do que seu ex amado, provavelmente iniciando o mesmo ciclo vicioso que todos os relacionamentos anteriores.

A canção foi parte da setlist da turnê de Kali em conjunto com a inglesa Jorja Smith, em 2019, mas nunca tinha sido lançada oficialmente até agora.

O gran finale conta com a faixa-título do projeto, “TO FEEL ALIVE”.

A canção, uma forte concorrente para uma das melhores do EP, é a única inédita na tracklist do projeto, e conta com a reflexão de Kali sobre sua superação em relação ao relacionamento que deixara.

Como prometido, o desejo expressado por Uchis sobre o companheiro não virar um inimigo, tem o desfecho nessa canção. E não é dos melhores: “I loved you well just for you to turn to an enemy”, ela canta.

Kali percorre diversos pontos refletidos sobre o namoro, desde não se sentir boa o suficiente, até orgulhosamente não ser como uma “garota perfeita na revista”, sem personalidade ou opinião. E apesar do sentimento e ambientação da canção estar centrada em um momento de incerteza e com uma certa melancolia, Uchis garante que podem a atingi-la o quanto quiserem, pois ela irá se levantar.

Em um dos trechos mais tocantes da canção, a artista reflete sobre a situação da pandemia, talvez uma das primeiras canções lançadas a serem atuais a ponto de incluirem esse tópico, “I miss my family, things will never be the same / To all the people that we lost, I’m screamin’, “Rest in peace”.

O EP, cru, delicado, vulnerável de Kali não conta com grandes produções comparáveis ao Isolation, mas não precisam.

Trata-se de um projeto feito na era da pandemia, e concebido com histórias de anos atrás, que afetam a artista até hoje e, durante o isolamento, ela parece finalmente ter tido tempo para refletir e colocar os sentimentos em canções, compartilhando assim, uma história relacionável e íntima, que com certeza servirá como ponte para ser a trilha sonora de reflexões dos fãs, presos em casa e devaneiando sobre a vida assim como a própria Kali.