Ícone do site Mad Sound

Fleetwood Mac. Crédito: Facebook

“Dreams”, do Fleetwood Mac, volta às paradas por conta de meme com líderes de torcida

Música apareceu em uma das listas da Billboard pela primeira vez desde 1977

Pela segunda semana consecutiva, um meme ajudou uma música a voltar às paradas musicais da Billboard. A faixa da vez foi a clássica “Dreams”, do Fleetwood Mac.

A canção retornou à lista Hot Rock Songs, na 14ª posição, graças a um meme que mostra pessoas dançando ao som de “Dreams”. A última vez em que a música havia aparecido nas paradas foi em junho de 1977, quando alcançou o topo da Billboard Hot 100.

O meme responsável pelo sucesso surgiu em 22 de março, quando o usuário do Twitter @bottledfleet postou um vídeo de líderes de torcida dançando “Dreams”. O tuíte foi acompanhado do texto “a música do Fleetwood Mac é tão chata que não dá nem para dançar com ela”, seguido do argumento “eu, um intelectual:”, descrito pelo clipe de 38 segundos. Veja abaixo a publicação original.

O impressionante compartilhamento do tuíte — que teve mais de 100 mil retuítes e 300 mil likes — ajudou a banda a crescer 36% nos downloads entre os dias 23 e 29 de março, de acordo com a Nielsen Music. Além disso, a faixa ganhou 1,9 milhões de streams nas plataformas digitais no mesmo período, o que representa um aumento de 24%.

“Dreams” não é o único exemplo de música a ser empurrada nas paradas por conta de um meme. Recentemente, “For the Damaged Coda”, do Blonde Redhead, retornou à Hot Rock Songs na 16ª posição depois de aparecer na trilha sonora do desenho Rick e Morty e se transformar em um hino para memes dramáticos na internet (como exemplifica esta matéria da Vice).

Sair da versão mobile