Depois de passar uma semana em São Paulo, Eddie Vedder apresentou seu último show solo na capital.

O cantor tocou com o Pearl Jam no Lollapalooza Brasil e no último final de semana, ele fez três apresentações na cidade paulista. A última aconteceu na sexta-feira (30) no Citibank Hall.

Amigo de longa data do frontman, o irlandês Glen Hansard abriu os shows e o acompanhou em algumas canções durante sua apresentação. Tímido, o cantor foi muito bem recebido pela plateia que em sua maioria já o conhecia de visitas passadas de Vedder.

Com fortes vocais e habilidades incríveis no violão, Hansard conquistou todos ali presentes. Em seu setlist, ele trouxe faixas como “Shelter” e “Way Back in the Way Back When” que foi até acompanhada de um coro do fãs. O irlandês parecia nunca estar agradecido o suficiente pela recepção, visto que sempre que podia agradecia com carinho o público.

Sem cerimônias, Eddie Vedder entrou logo após às 21:00 com um sorriso no rosto e apresentou três lindos covers: “Isn’t It a Pity”, de George Harrison, “The Ship Song”, do Nick Cave e “Don’t Be Shy”, de Cat Stevens.

Assim como fez no Lollapalooza, o cantor carregava folhas com textos em português se esforçando para se comunicar de forma simpática e animada com o público. Vedder lidera uma das maiores bandas do mundo mas enquanto ele estava sentado em seu banco no palco do Citibank Hall, parecia outro homem. Sozinho lá em cima, ele mostrou um lado seu que seus fãs não vêem nos grandes palcos quando está junto ao Pearl Jam. Lá, o músico se mostrava tímido, emotivo e delicado.

Mas isso não impediu o cantor de trazer algumas faixas de sua banda como “Just Breathe” e “Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town”, entre outras que vieram no decorrer da noite. O frontman também mostrou sua simpatia ao expressar sua indignação com as chuvas que têm acontecido em São Paulo nesta última semana. “Todos os dias…. às quatro da tarde….” e então ele fez um gesto de chuva com as mãos, fazendo a plateia rir e concordar. Alegando ser sua culpa, ele dedicou “Here Comes The Sun” dos Beatles aos paulistas.

A apresentação trouxe diversos outros covers e muitas vezes trazia Glen Hansard de volta para acompanhar Vedder na cantoria e no violão. Os fortes vocais formavam uma harmonia potente de arrepiar.

Durante “Far Behind” e “Guarateed”, ambas músicas da trilha sonora do filme Into The Wild (2007), Vedder chamou o fã Sergio Vedder ao palco para uma serenata explicando que aquilo era uma homenagem em agradecimento à guitarra que Sergio presenteou o cantor há alguns anos.

A energia que Eddie Vedder criou era de emoção, felicidade e apreciação e conforme a noite passava, essa energia aumentava. Um dos momentos mais brilhantes da apresentação foi quando o músico convidou Hansard novamente ao palco para cantar “Sleepless Nights” sem microfone e com o violão desplugado.

O cover do The Everly Brothers levou o público a um estado de êxtase ao ouvir suas vozes da forma mais natural possível. A proximidade que foi criada pela experiência foi emocionante e inexplicável.

As surpresas não pararam por aí. Aproximando-se do final do set, ele trouxe uma faixa amada por todos mas que estava fora de seus shows solo há um tempo. “Black”, um grande sucesso de sua banda, foi cantada como um duelo entre Eddie e Sergio. A expressão de surpresa nos rostos dos fãs apenas se apagou quando ele finalizou o show com “Hard Sun” do Indio e se despediu de São Paulo com um grande sorriso no rosto.

Setlist Eddie Vedder em São Paulo (30/03/2018):

1. Isn’t It a Pity (George Harrison cover)
2. The Ship Song (Nick Cave & The Bad Seeds cover)
3. Don’t Be Shy (Cat Stevens cover)
4. Just Breathe
5. Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town
6. Wishlist
7. Driftin’
8. Sleeping by Myself
9. Here Comes the Sun (The Beatles cover)
10. Song of Good Hope (com Glen Hansard)
11. Drive All Night (Bruce Springsteen cover) (com Glen Hansard)
12. Far Behind
13. Guaranteed
14. The Needle and the Damage Done (Neil Young cover)
15. Rise
16. Better Man
17. Forever Young (Bob Dylan cover)
18. Man of the Hour
19. The End
20. Parting Ways
21. Last Kiss (Wayne Cochran cover)
22. Porch
BIS:
23. Better Days
24. Sleepless Nights (The Everly Brothers cover) (com Glen Hansard)
25. Falling Slowly (The Swell Season cover) (com Glen Hansard)
26. Society (Jerry Hannan cover) (com Glen Hansard)
27. Smile (com Glen Hansard)
28. Rockin’ in the Free World (Neil Young cover) (com Glen Hansard)
BIS 2:
29. Black (com o fã brasileiro Sergio Vedder)
30. Hard Sun (Indio cover) (com Glen Hansard)

Categorias: Notícias Resenhas