O álbum de debut a gente nunca esquece. A banda paulistana O Grilo lançou seu primeiro disco completo no final de março de 2021, chamado Você Não Sabe de Nada. As treze canções trazem a sensação do que realmente é visto na juventude de São Paulo: o pop rock com bossa nova, música com cores em tom pastel, final da tarde em bloco de carnaval depois de ter chovido por três horas direto.

Não bastando lançar o disco, a banda decidiu estrear em estilo. Com o cartunista Pietro Soldi, que fez a capa, houve a produção de um livro ilustrado. O projeto foi centralizado no personagem Lauro, o eu-lírico das canções. Lauro é o personagem central de Você Não Sabe de Nada e traz em sua personalidade elementos de cada um dos quatro integrantes d’O Grilo. Além disso, o livro contém conteúdo exclusivo conectado diretamente à estreia do álbum.

A criação criativa de Você Não Sabe de Nada começou em 2020, mesmo com as dificuldades do isolamento social. Entretanto, apesar das complicações e dos esquemas de gravação adaptados para a situação, a banda manteve o foco no prêmio. 

O primeiro single foi “Trela”, também a primeira faixa do álbum. As letras não são sutis, mas romanticamente vão direito ao ponto. “Sereia deixa eu te contar / Eu me perdi no teu cantar / Confesso que eu não sei nadar / Mas é contigo que eu quero me casar”. A ilusão do amor enfatuado, exagerado, mas frágil, logo se destrói com o refrão: “Ela não me deu trela então / Desse jeito deve ser melhor”. 

O ritmo predominante no refrão mostra que o eu lírico conta sobre sua amada a um amigo, mas de uma forma como se fosse só mais uma história de bar, que aconteceu no começo daquela semana e Lauro, o protagonista, se emocionou um pouco de mais.

O single seguinte, “Meu Amor”, que começa e acaba com uma linha de baixo e reverb, tem o refrão chiclete e quase métrico. A pegada aqui é a narração no fim da música, que menciona exatamente a padronização e ainda não deixa de ser cômica: “Ou, a gente pode botar um solo massa aí, hein? / Quem gosta de solo é minhoca, a música já ta longa demais / Bora acabar isso aí”.

Agora só focando na dor e nas lembranças, “Contramão”, foi o terceiro single do álbum, lançado em dezembro de 2020. A estrutura sonora dessa faixa mostra a proposta da banda em trazer algo diversificado, com uma pluralidade de estilos musicais. As letras transparecem a sensação de estar parado enquanto tudo se movimenta, sem saber que direção seguir.

O grupo é formado por Pedro Martins (voz e composição), Felipe Martins (guitarra), Lucas Teixeira (bateria) e Gabriel Cavallari (baixo). Antes da pandemia de Covid-19, a banda pulava pelos palcos de São Paulo e do Rio de Janeiro, entre outros estados. 

O primeiro hit da banda foi “Serenata Existencialista”, do EP Herói do Futuro, que trouxe memórias inesquecíveis para quem estava no Lollapalooza Brasil na edição de 2019. A canção foi um dos ápices do show de abertura do festival, que o Grilo realizou após vencer um concurso produzido por uma estação de rádio.

Portanto, com o reconhecimento, o Grilo criou conexões com novos fãs, artistas diferentes e com regiões e sonoridades ainda não exploradas pela banda, resultando em Você Não Sabe de Nada.

Confira Você Não Sabe de Nada: