Texto por Pedro Tiepolo
No último sábado, 28, a cantora e compositora franco-libanesa Yara Lapidus encantou o público paulista com um show especial e diverso. Apenas uma semana após o lançamento de seu novo álbum, Back to Colors, Yara se apresentou no encerramento da SIM São Paulo, evento do mercado da música que completou 10 anos nessa edição. O local que recebeu o show foi o Bar Alto, nova casa de shows que abriu na Vila Madalena.
Mesmo sendo a primeira vez da cantora no Brasil, ela afirmava ter uma conexão especial com o país e a cultura. Entre músicas, ela conversava em português com a plateia, e anunciou que iam tocar “L’amor c’est la vie” e “Saudade de Você”, suas colaborações com o brasileiro Chico César (que inclusive estava presente na plateia, como fã).
Com uma banda 100% brasileira de 5 músicos acompanhando Yara, foi apresentado um repertório que abrangia os dois álbuns da cantora, mas com arranjos reimaginados; ao invés da orquestração presente nas versões de estúdio, a banda optou por utilizar instrumentos como acordeão e bandolim, aproveitando as diferentes habilidades da banda formada para o show.
Com nova roupagem para as canções, os novos arranjos criaram uma estética multicultural e diversa que combinou perfeitamente com Yara. O público do show, que em maioria não conhecia o trabalho da cantora, foi surpreendido: ao invés de se limitar apenas ao pop francês tradicional, Yara mostrou que seu repertório é muito mais abrangente, transitando pela música tradicional árabe (“Yamama”), a bossa nova (“L’amor c’est la vie”), o rock (“Rocking Chair”), e muito mais. Outro destaque foi também a canção “Encor Encor”, originalmente gravada como um dueto com o ícone Iggy Pop.
Depois do público pedir um bis, Yara tocou sua última música e encerrou a SIM. Em um evento que promove a troca de experiências e conhecimento entre culturas e profissionais da música, a música diversa de Yara Lapidus foi a escolha perfeita para encerrar a semana.