Ícone do site Mad Sound
Circa Survive

Circa Survive. Crédito: Divulgação

‘A Dream About Death’: Circa Survive mergulha de cabeça em uma nova fase

Uma pandemia e um diagnóstico depois, A Dream About Death resume bem os sentimentos de Circa Survive

Desde o último álbum de Circa Survive, em 2018, não havia mais direcionamento ou dica que bastasse para entender que rumo a banda ia seguir. Agora, em 2022, o grupo lançou A Dream About Death, continuação do EP de 2021, A Dream About Love

Como um período de metamorfose, Circa Survive parece ter migrado para outro continente musical, rejeitando qualquer noção de gênero em favor da criação de sons graciosos e sonhadores. Não há uma referência específica, apenas uma linha estrutural que interliga alguns pontos. Two Dreams, carinhosamente chamado pelos fãs, se contentam em vagar em qualquer direção que eles quisessem, apenas para a alegria da viagem. Como já diria os jovens, no thoughts, just vibes.

Em A Dream About Death, a canção “Electric Moose” se destaca. Um som estético, elétrico e ondulante, formado para chocar o ouvinte de longa data da banda. Dramática e sombriamente alegre, a faixa detalha a depressão do eu lírico, que lida com a autoconsciência e com a noção de que ninguém presta atenção ao que ele sente. A ignorância e alienação dos sentimentos como premissa para descobertas internas profundas e depreciativas.

A textura sonora mais impactante é a própria voz de Anthony Green, com o vocal aspirado, áspero, com um leve eco no fundo. A impressão que passa, enquanto ele canta “you take advantage of it”, é um dedo sendo apontado na cara do ouvinte. 

A faixa seguinte, “Curitiba”, se trata sobre a flutuação da vida, começando como uma balada que evolui para sintetizadores cintilantes e tambores retumbantes. A voz de Anthony acompanha o piano, numa energia crescente e distante, enquanto ele fala diretamente com alguém que ama, mas que já não consegue se conectar apropriadamente, por problemas de comunicação.

“Late Nap” vem com mais sintetizadores, desta vez numa nota mais aguda e levemente mais alegre, mas que ainda não encontrou seu caminho para se expressar, ideal para a letra da canção, que fala sobre o processo de crescimento e amadurecimento. Com uma pegada mais experimental pronta para cair de cabeça no indie, há ainda um conforto em achar os riffs do guitarrista Colin Frangicetto.

Frangicetto, por sinal, puxa de suas próprias origens de trabalho solo em Psychic Babble as notas mais leves e quase místicas, guiadas pela batida eletrônica de “Discount On Psychic Readings”. É como se o ouvinte estivesse acordando depois de ser dopado com algum tipo de entorpecente. A canção conta uma história de alguém que preza a independência e a liberdade de tomada de decisão, o que contradiz, de certa forma, o título da música.

Em geral, apesar de ser muito diferente do que se via de Circa Survive nos últimos cinco anos, a sensação geral se mantém condizente com antigos lançamentos da banda: uma melancolia que não se sabe de onde vem, vazio existencial e questões de culpa, abuso e saúde mental. A Dream About Death não esconde o viés mórbido de Anthony Green, recém diagnosticado com bipolaridade. 

Com a abordagem rítmica de um enredo de dor, sofrimento e tensão, não há gênero musical que cubra todos os detalhes do EP, então a melhor escolha foi fazer a mistura de post-rock, post-punk, folk, indie e new wave, sem ter necessidade de relacionar uma coisa a outra. 

Produzido pelo Will Yip, já familiarizado com a banda e outras da mesma cena, é possível ver a sensibilidade e a mensagem que a banda como um todo consegue passar, com ajuste de Yip, a única pessoa que conseguiria, de fato, captar e tornar estruturado todas as emoções dos integrantes, de forma a fazê-los atravessar o limites e ser sentida, mesmo por quem ouve cada música do EP.

Sair da versão mobile