Pela segunda semana consecutiva, um meme ajudou uma música a voltar às paradas musicais da Billboard. A faixa da vez foi a clássica “Dreams”, do Fleetwood Mac.

A canção retornou à lista Hot Rock Songs, na 14ª posição, graças a um meme que mostra pessoas dançando ao som de “Dreams”. A última vez em que a música havia aparecido nas paradas foi em junho de 1977, quando alcançou o topo da Billboard Hot 100.

O meme responsável pelo sucesso surgiu em 22 de março, quando o usuário do Twitter @bottledfleet postou um vídeo de líderes de torcida dançando “Dreams”. O tuíte foi acompanhado do texto “a música do Fleetwood Mac é tão chata que não dá nem para dançar com ela”, seguido do argumento “eu, um intelectual:”, descrito pelo clipe de 38 segundos. Veja abaixo a publicação original.

O impressionante compartilhamento do tuíte — que teve mais de 100 mil retuítes e 300 mil likes — ajudou a banda a crescer 36% nos downloads entre os dias 23 e 29 de março, de acordo com a Nielsen Music. Além disso, a faixa ganhou 1,9 milhões de streams nas plataformas digitais no mesmo período, o que representa um aumento de 24%.

“Dreams” não é o único exemplo de música a ser empurrada nas paradas por conta de um meme. Recentemente, “For the Damaged Coda”, do Blonde Redhead, retornou à Hot Rock Songs na 16ª posição depois de aparecer na trilha sonora do desenho Rick e Morty e se transformar em um hino para memes dramáticos na internet (como exemplifica esta matéria da Vice).

Categorias: Notícias