Favourite Dealer é uma banda paranaense formada em 2019 e composta por Wil nos vocais, Gustavo na guitarra e vocais de apoio, Ariel no baixo e Igor na bateria. Control Dirt (2024), seu primeiro disco de estúdio, foi lançado na primeira quinzena de fevereiro e conta com nove músicas.
Logo nos segundos iniciais da primeira faixa “Immrsion”, é possível notar e idealizar a atmosfera energética criada pelo quarteto. São ruídos e chiados de estática que mesclam perfeitamente com uma guitarra suja e raiventa vindo de longe, e o nome do disco ecoando até a voz se desfazer nas ondas sonoras e distorcidas.
“Victim” é energética, dançante e uma faixa formidável para dar norte ao projeto. Possui uma ótima e vívida linha de guitarra, vocais marcantes e distorcidos que embalam de forma maestral sua letra sarcástica.
Em “Blood & Pleasure” os vocais de Wil estão mais evidentes e destacam-se juntamente com a bateria que se apresenta com mais protagonismo nesta segunda faixa. Sua letra é ousada beirando ao excitante. Os gemidos no minuto final da canção, faz tudo melhorar e fica mais evidente do que realmente se trata essa composição.
“AYA (Are You Afraid?)” o primeiro ponto alto do disco, tem uma produção esplêndida. Sua linha de guitarra e riff são envolventes e pegajosos, de uma maneira viciante. O baixo de Ariel tão presente e potente agrega uniformemente a melodia.
A faixa-título “Control Dirt” foi apresentada ao público como single em julho de 2022 e conta com um magnífico videoclipe produzido pelo grupo. A guitarra raivosa, suja e descompensada acompanha a letra sincera e furiosa cantarolada por Wil.
Em “Discordia Song” até parece que o quarteto vai desacelerar porém, por incrível que pareça, é mantido o nível explosivo e disruptivo apresentado até aqui. Não se deixe enganar pelo começo lento, sua letra apresenta um gostinho de ódio entalado na garganta e o instrumental demonstra de forma certeira essa sensação.
No segundo ponto chave do disco, “OMG” aponta uma Favourite Dealer agitada e pronta para fazer a pista pegar fogo. É emocionante ver uma banda no seu primeiro projeto de estúdio conseguir tratar temas tão profundos e dolorosos em letras sarcásticas, loucas e, de certa forma, engraçadas. É a única faixa do álbum, mesmo que de forma despretensiosa, que a banda inclui o português em suas letras.
“Damn Rat Eater” outra faixa que foi apresentada anteriormente ao público, em janeiro de 2020, contém um videoclipe também produzido totalmente pela banda. Vale a pena ressaltar que estes clipes, produzidos de forma independente, são trabalhos importantes e que devem ser valorizados, ora por suas temáticas envolventes, ora pela excelente produção audiovisual.
“Maison Blanch”, faixa escolhida para finalização do projeto, conta com 5 minutos de produção e uma atmosfera que te leva numa viagem deslumbrada, insana e caótica. Além de entregar um projeto coerente do começo ao fim, a Favourite Dealer consegue nos arrebatar no minuto final dessa faixa e finaliza o disco do mesmo modo que iniciou, com suas distorções e ruídos atmosféricos e disruptivos.
Control Dirt (2024) foi gravado no Estúdio Bunker Cultural em Araucária, no Paraná, e mergulha em influências de grunge, proto punk e muito experimentalismo alternativo, características essas que a banda define como sua identidade única.
LEIA TAMBÉM: Dead Fish e ‘Labirinto da Memória’, um álbum cheio de nostalgia mas ainda assim atual