O Radiohead é uma das bandas mais influentes da nossa cultura nos últimos 25 anos e isso é inegável. Suas músicas formaram uma geração inteira de artistas no mundo todo e o grupo continua a inspirar a criação de uma arte que move o ser humano.
Prova dessa influência, é o novo projeto RAINDOWN, um álbum coletivo feito por artistas do Brasil todo que foram inspirados pelo Radiohead em algum momento de sua formação como músicos. O trabalho é assinado por Gabriel Martins e Frater Dutra que após uma década de planejamento, finalmente o colocaram em prática.
“Tentamos organizar a coletânea em 2009 pela comunidade do Orkut Radiohead Brasil (RHBR), mas na época não deu muito certo. Agora com a volta da banda ao país [o grupo se apresentou em abril no Soundhearts Festival], a ideia foi revivida, somando ao fato de que muitos dos músicos que idealizaram o projeto hoje em dia são mais experientes, possuem carreiras e maior facilidade para gravação e produção”, conta Gabriel.
RAINDOWN traz músicos de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná unindo diversas releituras das canções da banda britânica. Além disso, todo o esforço do trabalho foi feito pelo próprio grupo. Chris Kuntz, da Goldenloki, foi responsável pela masterização das faixas, a obra que ilustra a capa é de Erik Baptista, que toca “Nude” no conjunto e o design gráfico é de Victor Meira, das bandas Bratislava e Godasadog e que recriou “Daydreaming”.
A coletânea foi lançada pelo selo de música independente Paracelso Records e está disponível em todas as plataformas de streaming. Confira o trabalho logo abaixo.