Cigarettes After Sex lançou em julho o seu aguardado terceiro álbum, X’s. O trio faz mais uma vez um disco indie melancólico. A estética inspirada em filmes preto e branco continua presente. Sendo que Greg Gonzalez um cinéfilo declarado deixa o Instagram da banda repleto de trechos de filmes, todos preto e branco, é claro.
A banda com dezesseis anos, composta por além de Greg seu fundador que fica com o vocal e guitarra, temos Randall Miller no baixo e Jacob Tomsky na bateria. O grupo entrega canções suaves que falam de amor intenso. As letras são inspiradas no fim de um relacionamento de Gonzalez. Sobre isso, ele explicou o conceito a Flood: “É para ser pura paixão. A sensação deve ser tão intensa que dá vontade de fazer alguma coisa. Você não pode simplesmente conversar. Não, você tem que cantar sobre isso.”
O contraste monocromático de Cigarettes After Sex
O primeiro single desse álbum foi “Tejano Blue”. Nela temos referência a cidade onde Greg cresceu no Texas. A capa do single, uma foto de Ralph Gibson, poderia facilmente fazer parte de um filme de Ingmar Bergman.
Em seguida veio o single “Dark Vacay”, que com uma letra agridoce. Nela lamenta o término e relembra com saudade, como no trecho: “So come on, come on, dark star / Been loving you & I can’t get enough, dark star” (“Então vamos, vamos, estrela negra / Tenho amado você e não me canso, estrela negra, em tradução livre”, em tradução livre).
O disco todo é pautado em contrastes, como qualquer boa imagem preta e branca. No caso da “Baby Blue Movie”, ele fica evidente no seu título que faz referência a filmes adultos em contraste com o ritmo da música suave e confortante.
Esse dilema em melancolia e desejo, está presente em todo disco. Afinal, nenhum relacionamento termina sem deixar algo doce mas também amargo. Como no trecho de “Hot”: “And the summer begins with the taste of your lips / When it’s getting hot inside you/ Think you’d burn through your dress if you kissed me again (“E o verão começa com o gosto dos seus lábios / Quando está ficando quente dentro de você/ Acho que você queimaria seu vestido se me beijasse de novo, em tradução livre”).
Nesse último trabalho o Cigarettes After Sex segue com dream pop que conquistou os fãs desde seu primeiro álbum. Como em um sonho melancólico, mas cheio de amor e desejo, continuam explorando a estética monocromática. O que ressalta que entre o preto e o branco temos diversos tons de cinza, o que cria empatia com o público.
LEIA TAMBÉM: Descubra o indie autoral e promissor de Dominic Wright