Texto por Joana Söt

Quem está acompanhando a programação e cobertura do Primavera Sound pelas nossas redes já deve ter percebido: o festival europeu chegou com sua primeira edição em terras brasileiras fazendo muito barulho. Na última semana, shows de grandes nomes da música brasileira – como Juçara Marçal, Boogarins e Liniker, tem ocupado os palcos do Primavera na Cidade, que conta com uma programação vasta de artistas de todos os gêneros musicais.

Na noite de quinta-feira, 03, as opções eram para todos os gostos e sabores. No Cine Joia, a atmosfera estabelecida pela voz e presença da poderosa Jup do Bairro e sua banda prepararam o público para uma noite com lineup refinado. A banda espanhola de Madrid, Carolina Durante, ainda pouco conhecida no Brasil, despertou a nostalgia do hardcore a quem esteve presente no show solo da banda americana Turnstile, no velho cinema que hoje é uma das maiores casas de show de SP.

Em seguida, os garotos do Boogarins vieram para compor uma transição interessante de vibes: se por um lado Jup do Bairro entregou tudo (e mais um pouco) em sua apresentação intensa e cheia de contrastes musicais, Boogarins mudou o clima rock para o eletrônico através dos sintetizadores psicodélicos que nunca cansamos de ouvir. O que o público presenciou na noite de quinta-feira no Cine Joia foi a mais pura magia transformadora da música: a banda chilena Föllakzoid invadiu o espaço sonoro com seu krautrock-indie-sintetizado, e a DJ brasileira Valentina Luz simplesmente fechou com chave de ouro a pista da casa.

Na Audio, por outro lado, o punk do Ratos de Porão e as meninas da Crypta incendiaram a casa com um som mais pesado. Já no Palácio das Convenções do Anhembi, os sons refinados de Céu, Juçara Marçal e Liniker aproximaram especialmente o público para a jornada até o distrito Anhembi no fim de semana.

A dinâmica de uma semana extraordinária precedendo os dias principais de um festival é comum na Europa – onde normalmente os festivais duram uma semana ou mais, e os fãs de shows e música agradecem profundamente ao Primavera Sound por ter trazido este hábito ao Brasil em 2022. 

Nesta sexta-feira, 04, em clima pré-Primavera Sound, a programação do Primavera na Cidade continua com ainda mais intensidade: Teto Preto, FBC, e Bad Gyal são nomes esperados nesta noite de festa em São Paulo. 

LEIA TAMBÉM: Primavera Sound SP: Segunda noite tem atrações brasileiras de gêneros e regiões diferentes do Brasil

Categorias: Notícias Resenhas