Texto por Valter Fragoso
O cinema e a TV vêm mostrando as lutas pelos direitos LGBTQ+ em várias épocas. Desde o acontecimento em Stonewall o mundo colocou seus holofotes voltados para a causa.
Para celebrar o mês do orgulho, aqui estão seis filmes com trilhas sonoras incríveis que merecem ser vistos ou revistos:
1) Stonewall – Onde o Orgulho Começou
O filme dirigido por Roland Emmerich foi massacrado pela crítica e também pelos ativistas, mas acho que é um bom filme que mostra onde tudo começou. Stonewall teve pessoas importantíssimas como a ativista Marsha P. Johnson, mas o filme trata dos anônimos que também lutaram pela causa. Muitos deles foram adolescentes que foram expulsos de casa por conta de sua orientação sexual. O elenco traz Jonathan Rhys Meyers e Joey King, da aclamada série The Act, entre outros.
2) Milk
O ativista Harvey Milk foi o primeiro homossexual assumido a ocupar um cargo público nos EUA, no estado da Califórnia especificamente. Aplaudido pelo público e crítica, o filme levou o Oscar de melhor ator para Sean Penn e de roteiro original. Josh Brolin, que faz o opositor de Milk, Dan White concorreu ao Oscar de Coadjuvante. Dirigido por Gus Van Sant o elenco ainda conta com Emile Hirsch, James Franco, Diego Luna e Alison Pill.
3) RIOT – Pelo Direito de Ser Feliz
Dirigido por Jeffrey Walker, o filme se passa em 1978 e narra a história de ativistas que lutam pelos seus direitos de serem quem são. Liderados por Lance Gowland, pai de família e homossexual assumido, eles organizam uma grande parada gay só que a polícia raivosa está a espera. Depois deste acontecimento a data ficou conhecida por celebrar o Mardi Gras na Austrália, data que é celebrada até hoje. No elenco temos o talentoso Xavier Samuel.
4) Pride – Orgulho e Esperança
Entre 1984 e 1985 um grupo de mineiros galeses entra numa das disputas mais importantes do Reino Unido, iniciando uma greve sem precedentes. As famílias se reúnem para arrecadar dinheiro para os mineiros e quem mais arrecada fundos é a comunidade gay e lésbica que vê em sua parada do orgulho LGBTQ+ a mesma luta que eles. Uma comédia surpreendente em que a quebra de preconceitos pode levar os mais sensíveis às lágrimas de alegria e emoção. Dirigido por Matthew Archus, o longa tem em seu elenco Dominic West, Imelda Staunton e Bill Nighy. Concorreu ao Globo de Ouro na categoria de melhor filme de comédia/musical. Filme apaixonante que merece ser visto.
5) The Normal Heart
O filme da HBO levou um número grande de prêmios na sua temporada. Matt Bommer entrega uma das mais belas e emocionantes interpretações. A luta de ativistas gays e simpatizantes que pressionam o governo americano para que eles comecem a prestar atenção nesta nova e devastadora doença que acabou exterminando um número grande de gays americanos. The Normal Heart e 120 Batimentos Por Minutos se passam na mesma época e tem os mesmos propósitos de luta. Um elenco estelar com Julia Roberts, Mark Ruffalo, Jim Parsons e dirigido por Ryan Murphy. O autor da peça autobiográfica, Larry Kramer, faleceu no último dia 27 de maio. Preparem os lenços.
6) 120 Batimentos Por Minuto
O francês 120 Batimentos Por Minutos, dirigido por Robin Campillo, foi vencedor de 42 prêmios incluindo o Queer Palm de Cannes. Ele conta a história de ativistas franceses da Act Up que lutam para que a sociedade reconheça a importância da prevenção e do tratamento da AIDS no país. Um dos filmes mais aclamados de público e crítica é de uma sensibilidade única pode levar o espectador às lágrimas.