Lenny Kravitz é um nome que ficou muito popular na década de 1990 com músicas que misturam diversos elementos de diferentes estilos de música.
Com uma vasta discografia, o vocalista, guitarrista e ator lançou, na última sexta-feira, 24, seu mais recente álbum, Blue Electric Light.
Mundialmente conhecido por seu grande hit “It Ain’t Over ‘Til It’s Over”, lançado em 1991, no álbum Mama Said, o artista tem uma série de outras músicas que não receberam o mesmo destaque, mas que são de extrema qualidade.
Tendo isso em mente, elaborei uma lista com dez músicas de Kravitz para quem quer conhecer outras faces de sua carreira.
“Again” – Again (2000)
Para iniciarmos a lista, uma das melhores baladas de Lenny Kravitz, “Again”. Tudo sobre a faixa se encaixa perfeitamente, desde a letra até os mínimos acordes.
Trazendo também um ótimo solo de guitarra, a música é melódica, com um refrão que fica na cabeça, além de seus vocais, que estão no ponto certo.
Sua letra também é tocante, emocionando o ouvinte e que, aliada a todos seus elementos, a torna um destaque de sua discografia.
“I Build This Garden For Us” – Let Love Rule (1989)
Voltando no tempo, o álbum Let Love Rule (1989), traz algumas das melhores músicas da carreira do vocalista, dentre elas, “I Build This Garden For Us”. Mais uma música melódica e trazendo um excelente refrão, a faixa marca por seu bom riff de guitarra.
Ela é envolvente e dançante, além de ter uma letra romântica, em uma ótima declaração de amor. As linhas de baixo também são um outro bom destaque, que a torna muito única.
“Are You Gonna Go My Way” – Are You Gonna Go My Way (1993)
Dando nome ao álbum “Are You Gonna Go My Way” foi lançada em 1993. A faixa é energética e mais veloz que as anteriores, com um bom riff de guitarra que se repete durante toda a sua extensão.
Mais uma faixa muito acima da média, ela conta também com os vocais característicos de Lenny Kravitz, que juntamente com o instrumental, criam uma excelente ambientação para que essa faixa seja reproduzida.
“Yesterday Is Gone (My Dear Kay)” – Lenny (2000)
Iniciando-se como uma balada acústica, “Yesterday Is Gone (My Dear Kay)” assume outra forma quando o restante dos instrumentos entram em cena.
Sua voz rouba toda a cena em uma experiência que só pode ser descrita como perfeita. A música agrada aos ouvidos de maneira perfeita, preenchendo todos os espaços e não deixando lugar para nenhuma crítica.
Como não poderia faltar, um grande solo também a acompanha, completando-a de maneira memorável.
“Take Time” – 5 (1998)
“Take Time” é uma música groovada e que, desde o início, traz uma bateria potente e presente, o que auxilia em seu ritmo característico.
Este é mais um caso em que Kravitz entrega performances vocais excepcionais, sendo indispensáveis para ela.
“Paralyzed” – Blue Electric Light (2024)
É impossível fazer uma lista sobre as melhores músicas de Lenny Kravitz e não citar nenhuma de seu mais novo registro. Desde seus singles, era possível perceber que este seria um álbum que não decepcionaria.
“Paralyzed” é a quarta música do álbum, e inicia-se de maneira potente, já marcando presença logo em seus primeiros acordes.
Com a voz mais grave, o músico faz uma performance muito boa, em uma faixa que traz ótimos elementos, sendo um grande destaque do trabalho.
“My Precious Love” – Let Love Rule
“My Precious Love” conta com vocais perfeitamente alinhados e medidos da forma certa.
Let Love Rule traz algumas das melhores baladas da discografia do artista, e esta é um dos exemplos. O detalhe do piano agrega muito à faixa, fazendo-a soar ainda mais melódica do que já era.
“Calling All Angels” – Baptism (2004)
Baptism foi lançado em 2004 e traz “Calling All Angels”, que é uma música suave e tranquila. Apesar de uma letra mais simples, o instrumental emociona, tornando-a uma belíssima faixa.
A voz de Kravitz transpira calma e serenidade fazendo com que a música seja um perfeito exemplo do que uma balada pode ser.
“American Woman” – 5
“American Woman” é uma faixa bastante popular da discografia do guitarrista, presente no álbum 5. Ela traz um bom ritmo, acompanhado pelos graves do baixo, que criam uma excelente atmosfera para a música.
Outro ponto que vale ser destacado é o solo de guitarra, além do refrão, bem composto e elaborado de tal forma que fica gravado à mente.
“Always On The Run” – Mama Said (1991)
Para finalizar a lista, do mesmo álbum de “It Ain’t Over ‘Til It’s Over”, “Always On The Run” foi lançada em 1991, e está presente em Mama Said.
Ela já se inicia com um bom riff de guitarra, e logo os vocais de Lenny Kravitz aparecem para completar a faixa, de uma maneira potente e presente.
Mas nada supera quando ele solta sua voz durante refrão, de maneira marcante.