“Liricamente, é sobre morte, tristeza e luto, mas na verdade, queríamos usar esses temas como inspiração para viver mais plenamente”, explicou o vocalista e guitarrista do Mother Mother, Ryan Guldemond, sobre o mais recente álbum, Grief Chapter, durante uma entrevista exclusiva ao Mad Sound

Na ativa há quase duas décadas, a banda de indie rock lançou o trabalho no início de fevereiro: “É um tema meio deprimente na superfície, mas abaixo da superfície é bastante edificante. E então, musicalmente, queríamos retratar a banda, os cinco membros da banda, de forma muito poderosa.”

“Queríamos que alguém realmente imaginasse um baterista quando ouvisse. Imaginasse o cara no baixo interagindo com ele [o instrumento]. E o mesmo vale para todos os membros da banda.”

Ao comentar sobre a escrita do trabalho, ele explicou que o fato de estarem em turnê foi algo bom para as músicas, já que “grande parte da composição aconteceu em salas verdes e quartos de hotel enquanto estávamos em turnê pela Europa e, você sabe, nos conectando com nossos fãs.”

“Então parecia que estávamos realmente na energia do nosso público enquanto escrevíamos este álbum, que eu acho que o inspirou no bom sentido.”

O tema morte foi um novo conceito que eles ainda não haviam explorado, mas o músico acha que soaram “audaciosos em sua performance”. “Bom, acho que é recuperar um tema que nunca abordamos. É importante para nós que cada álbum tenha um conceito anexado. Não pode ser apenas um monte de músicas por si só. É importante que você saiba que pode descobrir o fio do significado, você sabe, do começo ao fim.”

E ao tratar destes temas em suas canções, o principal objetivo do grupo era despertar no ouvinte um sentimento de despertar: “Idealmente, as pessoas poderiam sair apreciando mais o dia, como a oportunidade que é viver e existir hoje, acordando para o quão preciosa e frágil a vida é.”

“Eu acho que é fácil esquecer e nós simplesmente seguimos com o nosso dia e nossa vida adormecidos, e então, sim, espero que esse disco acorde o ouvinte.”

Em 2021, a banda lançou o álbum Inside, que traz sua música mais famosa, “Hayloft II”. A faixa ficou bastante popular no TikTok e o tema referente à necessidade de fazer músicas de uma determinada maneira a fim de serem virais foi discutido: “Eu sei que você não pode criar estratégias de viralidade. Tipo, se você tentar se tornar viral, você não conseguirá. É assim que as coisas são.”

“E então você precisa fazer o trabalho mais honesto, que seja inspirado, que venha do lugar certo, venha do lugar que estávamos falando. E então você solta, e você solta. Certo. Isso é exatamente o que você faz. É uma vida muito mais feliz em todos os aspectos.”

“A expectativa é uma doença. Então eu acho, sim, me sinto muito mal pelas pessoas que sentem essa pressão para se tornarem virais. É como se você não estivesse se ajudando, carregando esse peso. Então é só fazer a arte que você quer fazer, jogar no abismo e soltar e passar para a próxima criação.”

Em outubro o Mother Mother vem ao Brasil para um show único em São Paulo, no Tokio Marine Hall, no dia 23. Guldemond relembrou a última passagem do grupo pelo país: “Bem, acho que tenho que ter cuidado com o que digo. Eu não deveria ter expectativas, certo?”

“Mas acho que, com base na última vez que estivemos no Brasil, posso ter expectativas realistas de que será absolutamente incrível, porque foi assim que fomos tratados da última vez. E então, sim, estamos muito animados para voltar e fazer nosso próprio show. Isso significa muito.”

E por fim, mandou uma mensagem aos fãs brasileiros: “Apenas dizemos obrigado e amamos vocês. Agradecemos o apoio ao longo dos anos e agradecemos pela paciência. Prometemos que nosso retorno será mais consistente nos próximos anos, porque o [nosso] relacionamento significa muito para nós e nós realmente queremos alimentá-lo.”

Categorias: Entrevistas