Um dos álbuns mais importantes do rock alternativo, Elephant, do The White Stripes, completa 20 anos em 2023. O trabalho é considerado o melhor da dupla e um dos responsáveis pela volta do rock alternativo ao mainstream.
Essas afirmações não vêm à toa. Elephant, quarto álbum de estúdio da dupla, além de conter hits atemporais, veio como uma revolução ao som que estava sendo feito em 2003, quando foi lançado. Riffs simples, como em “Seven Nation Army”, que abre o disco, linhas de baixo e sintetizadores mesclados com seu estilo tradicional guitarra-bateria, por exemplo. Hoje um elemento comum no rock alternativo.
Elephant chegou ao topo das paradas britânicas, ficou em sexto lugar nos Estados Unidos e venceu o Grammy de Melhor Álbum de Música Alternativa em 2004. O álbum também ficou em #380 na lista de 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos da Rolling Stone. Parte do sucesso também foi graças aos clipes icônicos que eles prepararam para o álbum.
“I Just Don’t Know What to Do With Myself”, por exemplo, o segundo single do trabalho sucedendo “Seven Nation Army”, teve o clipe dirigido por Sofia Coppola e estrelado pela supermodelo Kate Moss.
Já o terceiro single foi “The Hardest Button to Button”, que ganhou um clipe dirigido por Michel Gondry. O vídeo mostra Jack e Meg White pelas ruas de Nova Iorque se “transportando” entre vários instrumentos a cada batida da música. Para a gravação, foram usadas 32 baterias, 32 amplificadores e 16 pedestais de microfone, todos idênticos. Após a produção, os equipamentos foram doados para uma escola de música.
Elephant foi gravado durante duas semanas em abril de 2022 nos estúdios londrinos Toe Rag Studios e Maida Vale Studios. Segundo uma resenha do The New York Times, o White Stripes tentou uma ideia que chamaram de “de volta ao básico” (back to basics, em inglês). Isso significa que Jack White gravou o trabalho em equipamentos antigos, incluindo um sistema de gravação pré-1960, o que criou um som antigo e vintage no álbum.
O autor da resenha ainda destacou que Jack não usou nenhuma tecnologia no processo de composição, gravação e produção. Nenhum equipamento de gravação usado foi feito depois de 1963.
O álbum é descrito como revival do garage rock, blues rock e punk blues. Essa mistura foi, o que muitos acreditam, o suficiente para trazer o rock alternativo de volta ao mainstream.
Hoje, duas décadas depois do lançamento de Elephant, o rock alternativo se mantém popular com um som mais simples, original e vintage, assim como no álbum do White Stripes. O movimento “menos é mais” de Jack e Meg White é explorado atualmente como uma ferramenta alternativa ao mainstream super produzido. Isso mostra como Elephant continua tão atual e revolucionário quanto na época de seu lançamento.
Elephant XX
Em celebração aos 20 anos, Elephant irá ganhar uma nova edição. Elephant XX terá uma nova mixagem em mono do álbum feita por Jack e Bill Skibbe, produtor e parceiro na sua gravadora Third Man Records. O relançamento também terá quatro compassos extras no final do mega-hit “Seven Nation Army”, versos extras na música “Girl, You Have No Faith In Medicine” e versões demo de “Hypnotize” e “You’ve Got Her In Your Pocket”.
O disco será prensado em vinil branco e vermelho, DVDs com um show no Japão em 2003, uma entrevista inédita com Jack e Meg White e um livro de 28 páginas com fotos, manuscritos e pôsteres. O lançamento acontece no dia 21 de abril.