Na última sexta-feira, 30, o rapper Baco Exu do Blues se apresentou no Espaço Unimed, na zona oeste de São Paulo. O artista está em turnê apresentando as músicas do novo EP Fetiche

Diogo tem demonstrado verdadeira versatilidade ao longo de sua carreira, sempre buscando trazer novos ritmos abrasileirados ao seu repertório e novas discussões sociais. Com Fetiche não é diferente. Baco critica a forma como sexualizam corpos negros, mas aborda o tema de maneira mais leve, sem o peso de falar apenas sobre suas dores.

Com um atraso de 25 minutos, o artista sobe ao palco junto com a sua banda. Baco explica que está um pouco doente e pede desculpas pela voz, e uma ajuda para o público que aguardavam incansavelmente por ele, cheio de energia e amor. 

O show do Baiano traz novos arranjos para a maioria de suas músicas. Podemos declarar que é um completo show de r&b, né? Baco não parece tão confortável em ser apenas rapper, visto que poucas faixas trouxeram essa sonoridade.

O artista inicia o show com “tanta inveja”, quase não se escuta sua voz por conta do público que o ovaciona. Durante todo o show as backing vocals Aisha, Mirella Costa e Alma Thomas dominam uma performance envolvente junto do artista e banda. 

O espetáculo segue cheio de hits e algumas pausas para os acontecimentos da noite. Pedidos de casamento —  sim, mais de um pedido. Baco é para os apaixonados. O artista demonstra muito entrosamento com seu público, a todo momento ligado e atencioso. 

“você foi a melhor”, “Lágrimas Negras”, “20 ligações”, “pausa da sua tristeza”, “Me Desculpa Jay Z” e “Abre o Caminho” foram alguns dos inúmeros sucessos que o Baiano apresentou para seus fãs paulistas antes de fazer uma declaração política.

Baco Exu do Blues tece críticas a Pablo Marçal

Não é de se estranhar que Baco tenha um posicionamento político alinhado. Ele começa a cantar a faixa “Inimigos”, mas pede à sua banda que pare por um momento, pois precisa falar com o público. O artista então solicita que seus fãs não deixem Pablo Marçal – candidato à prefeitura de São Paulo, “crescer”, e alerta sobre o discurso do coach, declarando-o seu inimigo. “Pablo Marçal, eu te declaro como meu inimigo”, diz Baco, seguido por um coro de apoio do público às suas palavras. Em seguida, Baco retoma a performance de “Inimigos” – Absolut Cinema! 

Os visuais também são uma grande marca na carreira do rapper, com trechos do curta-metragem Fetiche aparecendo no telão.

O show foi chegando ao fim, e o artista apostou em um medley com vários hits dos álbuns anteriores (QVVJFA? e Bluesman): “Banho de sol”, “Queima Minha Pele”, “Sei Partir” e um pouco de Esú com “Te Amo Disgraça”. 

Baco finaliza o show com “Flamingos”, e as meninas do backing vocals, junto com o público, dão um show à parte, levando a sério o pedido de ajuda do cantor. O show, que durou cerca de 1h30, deixou um gostinho de quero mais. O artista se despede em meio a muitos gritos e aplausos.

Nosso colaborador John Alves também esteve presente na noite. Confira nossa galeria com fotos exclusivas.

LEIA TAMBÉM: Forfun celebra a união e compartilha sua história em noite marcante no Rio de Janeiro