Em meio a tantos bens naturais uma voz se destaca na floresta. Na forma de rap, Kunumi MC age como mensageiro das forças divinas e ancestrais ao mesmo tempo que celebra este legado.

Um exemplo disso é “Força de Tupã”, em que o rapper guarani enaltece as medicinas sagradas, além de evocar a presença de Tupã, cantando em sua língua nativa. A canção foi feita em parceria com o artista colombiano Lozk a partir da iniciativa Latinese, que conecta artistas de toda a América Latina.

Pensando em amplificar estas referências ancestrais de Kunumi, ele criou uma playlist exclusiva para o Mad Sound com algumas delas. “Essas são músicas que escuto sempre. Elas me fortalecem no dia a dia e me inspiram muito para fazer o meu rap também”, ele disse ao criar a seleção.

Na playlist abaixo, você irá encontrar desde músicas sagradas a canções de rap nativo. “Nós temos que respeitar [as músicas sagradas], pois elas trazem força e conhecimento dos ancestrais. ‘Oreru Tupã’, por exemplo, é um canto sagrado do povo Guarani que as crianças, sejam indígenas ou não indígenas, gostam muito e aprendem a cantar rápido.”

“Dou destaque também para ‘Eju Orendive’, música do Brô MC’s, lançada em 2010, que foi o primeiro rap feito por indígenas. É uma canção revolucionária! Escolhi também ‘Somos Todos da Mesma Nação’, do Oz Guarani. Que é muito bonita e me inspira muito também. Já as outras são músicas sagradas que cantamos nos rituais. Esses cantos trazem muita força pra mim e espero que façam o mesmo com quem vai ouvir essa playlist.” Ouça a seleção logo abaixo.

Oreru Tupã (canto guarani)

Brô MC’s – Eju Orendive 

Oz Guarani – Somos Todos da Mesma Nação

Ibã Huni Kuin – Receba com Amor e Força

Maou e Ixã – Mensageiro do Amor

Txaná Ikakuru – Eskawata Kayaway 

Raminô – Canto Yawanawa

Pina Varinawa – Força do rapé

Huni Kuin Kayatibu – Cantoria Tradicional 

Tangara Mirim – Canto Guarani

Nosso pai é Tupã

Kunumi MC – Força de Tupã

Categorias: Listas Notícias