O vocalista e guitarrista da banda Selvagens à Procura de Lei, Rafa Martins, lançou o seu primeiro single solo da carreira. A canção, intitulada “Barco No Seu Mar”, faz parte de seu novo projeto: um álbum completo, que deve sair ainda em 2021.

O desenvolvimento dessa ideia começou em maio do ano passado, quando o artista saiu de São Paulo e voltou à Fortaleza, sua cidade natal. 

“Trouxe apenas roupas, meu violão e interface com meu Mac. No início estava apenas compondo para passar o tempo… Conforme as músicas foram surgindo, entrei num ritmo muito produtivo ao ponto de ter feito 23 músicas em 2 meses”, disse Rafa. 

A experiência de ter um tempo “livre” da sua carreira com a banda acabou aflorando os experimentos de trabalhar sozinho. Sem shows, sem obrigações que até outro dia eram recorrentes e sem distrações, Rafa percebeu que estava contando uma nova história com as músicas.

O álbum foi produzido e composto completamente por ele. Apesar de ter pedido opiniões e até sugestões de colegas, Rafa relatou que encontrou dificuldades em separar os trabalhos. 

“Separar na minha cabeça as funções que estavam todas concentradas em mim e não sabotar nenhuma delas foi um baita desafio. Eu queria fazer tudo de uma forma muito assertiva, sem atropelar nada e passar por cima do mais importante que era: eu só vou fazer o que a música está pedindo”, explica.

Ao fazer a escolha de seguir o flow das músicas, ele afirma ter explorado diversos caminhos. Se tem faixas que são apenas a voz e o violão, algumas tem uma produção mais intensa e outras, mais modernas com beats. “Foi uma das vantagens de ter feito boa parte do disco no meu home studio: testar sonoridades, experimentar e decidir sobre tudo antes de mandar para a mix”.

Um dos aliados no processo do projeto foi Paul Ralphes, produtor musical galês que trabalhou com Selvagens anteriormente. De acordo com Rafa Martins, a opinião dele foi decisiva para o álbum, uma vez que “ele me conhece musicalmente e falou de uma forma muito sincera que as músicas tinham uma força e eu deveria botar a ideia para frente”.

No caso do single, “Barco No Seu Mar” tem a participação da namorada do artista, Marina Brasil. Segundo ele, a letra da faixa é demonstrada como um diálogo entre o casal. “Foi uma descoberta, porque ela sempre cantou, mas nunca profissionalmente”, completa. 

Em sua primeira percepção, o artista visualizou a composição como uma música sobre o casal. Entretanto, após apresentar para uma amiga que estava com sua mãe em tratamento de saúde, ela se emocionou. “Hoje entendo que essa faixa vai além do que vi inicialmente, soa quase como um adeus, mas ainda carregado de esperanças. A letra traz um sentimento de fuga, escapismo, eram estes os sentimentos que eu vivi durante aqueles dias”, comenta.

A sonoridade mostra uma levada folk, com referências de Simon and Garfunkel, e a produção conta com instrumentos gravados em estúdio e outros finalizados em home studio.

A partir desse lançamento, os próximos capítulos marcam uma nova jornada para Rafa Martins. Além de contar uma história sobre suas experiências pessoais no meio da pandemia e tudo que isso carrega emocionalmente, há a história de recomeço para alguém que ficou 10 anos na estrada e agora decidiu, mesmo que temporariamente, andar sozinho. 

“Graças ao momento, isso se aflorou de uma forma muito carregada, como se fosse um gatilho para dar um passo que nem eu sabia que estava pronto para dar”, afirma.

O artista ainda ressalta que suas escolhas artísticas e inspirações estão intimamente ligadas à vida pessoal dele: “Tudo o que me desperta pode virar música”.

Em relação a artistas e bandas, Rafa montou uma playlist com tudo que o inspirou para a produção do álbum novo.

Confira a playlist curada pelo artista: