Texto por: Marina Fonseca
Na última sexta-feira, 15, começou a edição de 2023 do Festival Coala, que acontece no Memorial da América Latina. O primeiro dia de festival contou com uma pluralidade de artistas nacionais, passeando entre rap, samba, MPB e Samba Reggae.
Os portões abriram às 12h com o set da DJ Lys Ventura que abriu os palcos para o primeiro show do dia. Jadsa cantou seu repertório de música alternativa aquecendo os motores para um dia cheio de energia, que teve como sequência um set do DJ Nuts e um show cheio de emoções da banda indie Boogarins. Finalizando a primeira parte do dia – onde os shows são mais curtos, de 45 minutos cada – FEBRE90’S animou o público para o FBC entrar no palco e cantar as músicas do seu novo álbum O AMOR, O PERDÃO E A TECNOLOGIA IRÃO NOS LEVAR PARA OUTRO PLANETA.
Antes de começar um dos shows mais esperados do dia, Puterrier, o DJ carioca, elevou a energia do público com um set de muito funk carioca até Péricles entrar no palco e cantar grandes sucessos. O cantor começou com sucessos da sua antiga banda, Exaltasamba, fez homenagens a Arlindo Cruz, que fez aniversário no último dia 14, Marília Mendonça, cantando “Graveto”, e ainda surpreendeu chamando Tim Bernardes para o palco cantando duas músicas juntos.
Dando sequência as atrações do dia, DJ Tahira fez um set cheio de remixes brasileiros com a cara do festival e abriu o palco para Fafá de Belém, que chegou com o seu vestido vermelho cantando “Vermelho” e mais sucessos antes de chamar ao palco seu convidado Johnny Hooker, que também homenageou Marília Mendonça. Ele e Fafá dividiram a voz para cantar “Abandonada”. Para fechar o show e trazer mais diversidade para o setlist do festival, Fafá cantou grandes sucessos da música sertaneja como “Evidências”.
Para fechar o dia, o DJ Ubunto, entregou muitos ritmos, batidas e música brasileira para o público, animando todos que estavam esperando a grande atração da noite: OlodumBaiana, que entrou no palco tirando todos do chão com sucessos tanto do Olodum, quanto do BaianaSystem. As duas bandas se uniram para levar o público de São Paulo para uma viagem musical para a Bahia da melhor maneira possível.
Além das principais atrações, o festival, que é dividido em dois ambientes, tem um palco menor com DJ que fica na parte das ativações dos patrocinadores, deixando o público animado durante todo o evento. Além das atividades propostas pelas marcas, o ambiente convida todos os tipos de público a curtir o Memorial da América Latina de uma outra forma.
O Festival Coala convida todos a curtirem a diversidade da música brasileira independente da idade durante todo esse final de semana com a comemoração de 50 anos dos Novos Baianos, Jorge Ben Jor, Jards Macalé, Marina Lima e muito mais. Os ingressos ainda estão disponíveis para a venda no site e na bilheteria do local e variam de R$ 180 a R$ 510.