No último domingo, 28, aconteceu o 20º BET Awards (Black Entertainment Television). O evento se adaptou às dificuldades que a pandemia trouxe e aconteceu virtualmente com todos os artistas se apresentando separadamente, respeitando o isolamento social.
Alicia Keys, Chloe x Halle, DaBaby, Jennifer Hudson e John Legend são apenas alguns dos vários nomes que marcaram presença na premiação. A edição de 2020 já ficou para a história, pois, além de ser a primeira a acontecer apenas online, também aconteceu em um momento importantíssimo para a luta antirracista.
No dia 25 de maio, George Floyd foi morto por Derek Chauvin, um policial branco. O americano foi detido pela polícia após, supostamente, uma tentativa de trocar uma nota falsa de 20 dólares em uma loja em Minneapolis. Derek ajoelhou-se no pescoço de George durante oito minutos mesmo depois de Floyd avisar o policial que não conseguia respirar. A tragédia foi filmada e divulgada na internet, gerando revolta social. Desde então surgiu uma onda de protestos em todo o mundo contra a violência policial e o racismo estrutural.
George Floyd não foi o primeiro e nem o último a perder a vida dessa forma. Com as redes sociais, o movimento Black Lives Matter ganhou força e aliados. Uma premiação como o BET acontecer nessas circunstâncias é vital para a luta e mostra a importância de nos manter unidos enquanto exigindo uma sociedade mais justa e humana.
Reunimos aqui tudo o que aconteceu na premiação. Homenagens, tributos, hinos de protestos e muita luta fizeram da edição um marco histórico. Clique aqui para conferir a lista dos vencedores da edição 2020 do BET Awards.
Public Enemy apresentou remix de “Fight the Power” com Nas e Black Thought
O Public Enemy recriou o clássico vídeo de “Fight the Power” com imagens dos protestos do movimento Black Lives Matter após a morte de George Floyd. A apresentação abriu a noite do BET Awards e contou com alguns colegas do grupo: Nas, Rapsody, YG e Black Thought do The Roots.
Além de George Floyd, o Public Enemy também lembrou das vidas perdidas de Breonna Taylor, Tony McDade e outras vítimas da violência policial.
Megan Thee Stallion se inspira em Mad Max
A rapper levou o BET ao deserto com uma apresentação inspirada no Mad Max da faixa “Girls in the Hood”. Momentos antes, Megan ganhou o prêmio de Melhor Artista de Hip-Hop na categoria feminina. O cenário mudou quando ela apresentou um remix de “Savage”, da Beyoncé, com a ajuda da própria. Assista a apresentação logo abaixo e em seguida veja o discurso de aceitação do prêmio.
DaBaby & Roddy Ricch recriam trágica morte de George Floyd
DaBaby apresentou um tributo a George Floyd ao som de “Rockstar” durante a premiação. O rapper começou a apresentação deitado no chão com o joelho de um policial branco em seu pescoço, da mesma forma que Floyd morreu. A representação da trágica perda de Floyd contou com um trecho da canção “Black Lives Matter Remix” em que DaBaby conta suas próprias experiências com a polícia e a violência que eles aplicam nos negros.
Rody Ricch também participou da apresentação, aparecendo quando DaBaby aparece em meio a um protesto em frente – e às vezes em cima – a um carro de polícia em chamas. No fim, uma uma garota aparece com um cartaz escrito “More Love” (mais amor, em português) enquanto faz um discurso emocionante e triste sobre todo o ocorrido. Assista logo abaixo.
Jennifer Hudson interpreta Aretha Franklin
A cantora se transformou na icônica Aretha Franklin no novo trailer da biografia Respect, que teve o teaser divulgado pela primeira vez no BET Awards. No vídeo, Jennifer aparece cantando a clássica “Respect”, faixa que deu o nome ao filme e fará parte da trilha sonora. Além disso, ela presentou sua releitura do clássico “Young, Gifted & Black”, de Franklin.
Assista abaixo a apresentação e em seguida o teaser do filme Respect.
Beyoncé aceita prêmio humanitário e faz lindo discurso
Beyoncé recebeu na premiação o Humanitarian Award de 2020 pelas suas atividades filantrópicas. O prêmio foi apresentado por Michelle Obama que homenageou a cantora com lindas palavras.
No discurso, Beyoncé agradeceu os manifestantes de todo o mundo que estão apoiando a causa Black Lives Matter e estão lutando contra o racismo estrutural dos Estados Unidos, mas claro, de tantos outros países também. A cantora também incentivou os espectadores a votarem, lembrando da eleição presidencial que acontecerá no segundo semestre nos EUA: “Precisamos votar como se nossas vidas dependessem disso, porque depende. Por favor, continue sendo a mudança que você quer ver.”
“Continue mudando e destruindo o racismo e o sistema desigual”, ela completou. Assista o discurso logo abaixo.
Chloe x Halle apresentam dois singles com muito poder
Sozinhas, sem a presença de dançarinas, as irmãs Chloe e Halle apresentaram no BET Awards os singles “Forgive Me” e “Do It” com uma cenografia e coreografia poderosas. Assista logo abaixo.
Roddy Ricch apresenta “High Fashion” e “The Box”
O rapper Roddy Ricch também se apresentou sozinho e cantor dois singles seus, “High Fashion” e “The Box”. A primeira parte da apresentação o mostrou em um piano em um cenário azul, bem minimalista. Depois, o rapper desfila uma camiseta do movimento Black Lives Matter enquanto alguns colegas aparecem em um telão atrás dele. Assista logo abaixo.
Wayne Brady faz homenagem ao grande Little Richard
Wayne Brady apresentou “Lucille” e “Good Golly Miss Molly” em uma homenagem ao icônico Little Richard, que faleceu em maio desse ano. A apresentação foi divertida e mostrou, além do talento de Brady, a energia de Richards incorporada.
Lil Wayne homenageia Kobe Bryant
O rapper também preparou uma linda homenagem para o BET Awards. Lil Wayne apresentou “Kobe Bryant” em homenagem ao jogador de basquete que faleceu tragicamente em janeiro desse ano. A apresentação contou com diversas imagens de Bryant e suas vitórias na quadra.
Kierra e Karen Clark Sheard mostram o vozeirão e força com “Something Has To Break”
Kierra e Karen Clark Sheard se juntaram para a apresentação de “Something Has To Break” e mostraram o poder e força que possuem como cantoras, artistas e mulheres. A emocionante apresentação vale a pena ser conferida!
A premiação ainda contou com apresentações incríveis de MASEGO, D Smoke & SiR, Anderson .Paak & Jay Rock, LONR, John Legend, Alicia Keys, Summer Walker & Usher, Jonathan McReynolds & Kane Brown. Assista logo abaixo.
Abaixo veja os discursos de DJ Khaled, Burna Boy com apresentação de Naomi Campbell e Lizzo recebendo o prêmio de Melhor Artista de R&B e Pop na categoria feminina.
Assista logo abaixo o after do BET Awards.