Texto por Carolina Kitamura

No dia do show do RADWIMPS no Terra SP, em São Paulo, o público amanheceu com uma nota da própria equipe da banda noticiando que o equipamento utilizado no show teria atrasado e que ocasionaria em um atraso de 30 minutos do itinerário anterior. Mas isso não afetou em nada a expectativa do público e muito menos da banda, que imediatamente agradeceu pela paciência ao esperar o início do show, que fizeram questão de entregar uma experiência completa, sem pular encore.

Mesmo com o atraso, isso não abalou a banda e sua equipe, que mantinha um excelente input list contando com um sistema de áudio completo sem qualquer inconveniente no som que foi atenuado pela excelente acústica da casa, ainda que trocassem de posição e instrumentos o tempo todo.

Os fãs foram surpreendidos com uma abertura esplêndida com um show de cores em ‘’NINGEN GOKKO” seguido de uma das suas músicas mais conhecidas ”Zenzenzense” também inserida no famoso filme de Makoto Shinkaï Your Name fazendo a casa estremecer.

Além de uma presença de palco impecável, o trio mostrou um legítimo interesse em se conectar com o público, a todo momento fazendo dinâmicas, utilizando todo o espaço do palco com uma energia de tirar o fôlego que foi difícil de acompanhar cheio de energia, pulos e muito molejo, encantando com introduções espetaculares com direito à improvisações e um jam fenomenal. Enquanto Yojiro Noda, o vocalista, permanecia se comunicando em inglês com a casa, Akira Kuwahara (guitarrista) e Yusuke Takeda (baixista) não só arriscaram como entregaram um português muito claro e bem articulado impressionando a todos. 

Como participação especial, tivemos também a presença inédita de Toaka que nos presenteou com uma performance emocionante projetando uma voz firme e confiante que apesar de parecer tímida, é muito coerente com a faixa da qual faz parte “Suzume” que retrata musicalmente o próprio filme Suzume que esteve disponível por tempo limitado nas telas do cinema brasileiro e agora pode ser assistido na Crunchyroll Brasil.

Não suficiente o som excelente, o público animado, a banda engajada, a equipe disposta e um clima inexplicável de tensão como se atmosfera estivesse pedindo por mais, o audiovisual foi um ponto alto também, com projeções coesas, coloridas e um show de luzes que favoreceu não só a banda como também a própria plateia. 

À convite da equipe da Crunchyroll Brasil, o Mad Sound teve a oportunidade de visitar o backstage e conversar com a banda e a Toaka!

Em suas próprias palavras, Toaka gostou muito da nossa culinária, em específico, o churrasco brasileiro. Também elogiou o nosso Sol! “O Sol daqui parece ter uma cor diferente, mais vívido” e feliz, agradeceu pela estadia aqui no Brasil, mesmo que brevemente.

Logo em seguida, RAD, mesmo após um show longo, estavam sorridentes e satisfeitos com o show entregue. Yojiro comentou sobre a vinda da banda ao Brasil: “Estávamos ansiosos para vir ao Brasil, era um desejo nosso há mais de 6 anos”. “Nós conseguíamos ouvir os gritos claramente do público pela distância entre o palco e a grade!” acrescentou o mesmo. 

A produção artística da equipe não ficou de fora e comentou: “Ficamos felizes que todos tenham gostado do show!”. 

Não precisamos acrescentar mais nada, né? O show foi impecável, sendo a soma de esforços da banda com um profundo desejo de se conectar com seus fãs do mundo todo, equipe e staff que foram recompensados por uma casa cheia e um público que acompanhava em alta voz toda a setlist com uma energia surreal. 

Você reparava em fãs de uma faixa etária muito específica, jovens adultos e adultos. Por estar diretamente relacionado ao mundo dos animes é esperado um público muito mais jovem e não foi o que vimos por lá, o que nos leva à uma pergunta genuína que provoca uma discussão de diversas camadas: porque limitar os shows de bandas japonesas à eventos de anime? Quais os desafios enfrentados pelas empresas? Como o público pode alcançar seus artistas japoneses favoritos? 

Música é música, e em pleno 2024, uma língua não deveria ser uma desculpa para barrar shows de uma banda com nacionalidade diferente. No lançamento de “Suzume” a banda deu entrevista à própria Crunchyroll sobre a intenção de trazer a sensação de “multinacional, apátrida e atemporalidade” como elemento essencial na faixa com participação de Toaka. 

Enquanto RAD anseia por uma nova vinda ao Brasil, nós, os fãs, dizemos de coração cheio: “I’ll be here, I’ll be waiting here for you”.

Clique aqui e confira a setlist do show.

Categorias: Notícias