500 Dias Com Ela (2009) é um típico filme indie de romance com uma trilha sonora incrível. Talvez o roteiro não seja o melhor, o desenvolvimento dos personagens se perdeu nas mãos cruéis (e até ignorantes) da audiência, mas é possível, ao menos, aproveitar uma boa trilha no fundo.
Com o desenvolvimento catastrófico e ilusório do relacionamento de Tom (Joseph Gordon-Levitt) e Summer (Zooey Deschanel) como elemento central do longa, as canções que entraram foram estrategicamente colocadas em momentos em que o casal cria laços. Além disso, elas simbolizam, de forma muito óbvia, a idealização de Tom por Summer.
E um desses momentos, anos mais tarde se tornando um meme, é quando Summer percebe que Tom está ouvindo a faixa “There is a Light That Never Goes Out”, do The Smiths e ela comenta que adora a banda e canta um trecho para ele. Ele fica surpreso pela atitude da manic pixie dream girl. The Smiths se torna um dos pontos principais da história de Tom.
A trilha é majoritariamente composta por indie pop dos anos 2000 e anterior, incluindo Pixies, Regina Spektor, Hall & Oates e Carla Bruni. Foram lançados dois álbuns para a trilha sonora, o primeiro sendo o foco principal. Este alcançou o 42º lugar na Billboard 200 e foi composta e curada por Mychael Danna e Rob Simonsen.
Confira 5 canções indie queridinhas de 500 Dias Com Ela: