Só algumas coisas poderiam salvar o ano de 2020: a vacina contra a COVID-19, um novo disco do Frank Ocean, ou só heroínas com poderes sobrenaturais mesmo. Estranhamente, a última opção que acabou se tornando realidade.

Com os três dos maiores nomes do pop brasileiro, Luísa Sonza, Pabllo Vittar e Anitta se unindo para o lançamento de “Modo Turbo”, faixa produzida por Rennan da Penha e Rafinha RSQ, as artistas trazem o funk carioca com a batida rápida do brega e ainda um vídeo gravado pela brilhante Alaska, time responsável pelo clipe de “Are U Gonna Tell Her?”, parceria de Tove Lo e Mc Zaac em 2019, com uma temática nostálgica e energética inspirada por diversos videogames da atualidade e do passado, com direito à figurinos icônicos e até um vilão robótico, o momento já nasceu histórico para a carreira das cantoras e, certamente, para a indústria musical brasileira.

Em uma coletiva de imprensa realizada pelo trio na noite de estreia da novidade, o Mad Sound estava presente para ouvir de pertinho os bastidores do lançamento, a importância da união desses nomes para a música e para a representatividade das mulheres e artistas LGBTQIA+, e o que “Modo Turbo” diz e prevê sobre o futuro da carreira de Luísa, Pabllo e Anitta.

O instrumental da faixa, assinada por Rennan, foi alvo de Sonza desde o começo, mas ganhou os olhos de Anitta logo depois, ela relata, que pulou na canção e pensou de prontidão na magia de Vittar para dar o turbo necessário para o lançamento ser um verdadeiro momento da cultura pop de 2020.

O lançamento, inclusive, que teve como uma de suas estratégias de marketing questinar nas ruas do Rio de Janeiro se estava muito tarde para lançar o último hit do ano, segundo Sonza, foi uma disputa com a gravadora para trabalhar mais um single depois de diversos lançamentos autorais e colaborações que dominaram as paradas este ano.

O momento também foi decisivo para Anitta, totalmente investida em sua carreira internacional e tendo seus passos calculados pela Warner Records norte-americana, a carioca insistiu em dar um presente para os fãs brasileiros com uma canção e clipe feito, segundo ela, pensado do começo ao fim para a legião de fãs das três cantoras.

Pabllo, por sua vez, foi tomada de surpresa com a parceria, que surgiu em um grupo de WhatsApp que já denunciava o nome da canção, e nessa conversa virtual que todos nós gostaríamos de participar, as artistas relatam entre risos contínuos entre Luísa e Anitta, desde as influências otaku que Pabllo tenta mostrar para as artistas, desde k-pop até animes, além de exemplos de como a artista dá bom dia para as colegas, com direito à referências de memes de Andressa Urach em A Fazenda.

Vittar, que se envolveu uma tensão que foi um tesouro para a Internet com os memes envolvendo os supostos 70 mil dólares pagos por Anitta no clipe de “Sua Cara”, parceria com o Major Lazer, de 2017, que trouxe a estética de suas roupas favoritas de personagens de RPG para seu figurino, não foi a única a trazer suas influências para o mundo de “Modo Turbo”, e para a surpresa de alguns, a nova fase gamer de Anitta foi a inspiração inicial para o conceito do clipe.

Segundo ela, a proposta iria levar o lançamento à uma nova dimensão de público, e como a carioca não dorme no ponto, fato nítido em sua mais recente séria da Netflix, Made In Honório, a artista revela que a ideia de vender as personagens das artistas como heroínas para se tornarem skins em jogos, foi uma das intenções iniciais para o vídeo. Além do instinto visionário da cantora ela revela que, ao contrário das colegas, aprendeu a coreografia no dia das gravações, e além do mais, teve dificuldades em controlar os instintos de chefe nas gravações, tendo que se recordar que a produção era, na verdade, de Luísa. Mas o momento que amanheceu nas páginas de memes nas redes sociais no dia posterior da coletiva, 22, foi o questionamento de Anitta sobre Chromatica, disco de Lady Gaga em que ela desconheceu e perguntou se aquilo se tratava de uma música.

De um modo um tanto quanto De Volta Para o Futuro, como “Modo Turbo” pede, as artistas também compartilharam seus próximos passos para 2021, que conta com um novo álbum de Luísa chegando no 1º semestre, o primeiro disco de Anitta mirado totalmente para o mercado internacional (no entanto, a cantora afirma que duas colaborações com artistas brasileiros estão no radar, mas ainda não confirmadas), já para Pabllo, o futuro não poderia se espelhar mas na personalidade da artista: animador e inovador, com colaborações com artistas latinos – apesar de seu espanhol e de Luísa não serem tão bons quanto da “patroa” – e norte-americanos já confirmados.

Enquanto o futuro não chega, o trio deixa o presente certamente muito melhor com o já tão aguardado e já guardado em nossas memórias, o clipe de “Modo Turbo”, assista abaixo: