Nesta quarta-feira, 28, Paramore fez seu tão aguardado retorno com o single inédito “This Is Why”. Este é o primeiro lançamento da banda desde o álbum After Laughter (2017), e é a primeira vez na história do Paramore que a formação da banda se repete em duas eras consecutivas.

Atualmente formado por Hayley Williams (vocais), Taylor York (guitarra) e Zac Farro (bateria), o grupo surpreendeu ao mostrar uma faceta mais indie no novo lançamento. Apesar do aceno para um gênero musical diferente, porém, ecos dos trabalhos antigos do Paramore ainda podem ser ouvidos na faixa, assim como a influência clara dos dois discos solo de Hayley Williams, especialmente na maneira de cantar. Depois de anos de notas altas e estridentes, a voz da cantora agora encontra um lugar mais estável e acessível.

Confira 3 músicas do Paramore que “This Is Why” nos fez lembrar:

“Fast In My Car” – Paramore

Além de terem a mesma duração de 15 segundos, as introduções de “This Is Why” e “Fast In My Car” compartilham aspectos semelhantes. Enquanto o início da nova faixa é mais limpo em contraponto à marcação raivosa da bateria na antiga, ambas as intros trazem elementos de sonoridade levemente psicodélica, com breves desconexões em uma e elementos eletrônicos na outra. O tom melódico mais sombrio da canção também nos lembram outros trabalhos do álbum autointitulado, onde o Paramore se jogou com mais força no alternativo. 

“Hard Times” – After Laughter

Considerado até o momento o álbum mais pesado do Paramore liricamente, After Laughter (2017) é um tremendo desabafo de Hayley Williams sobre um dos momentos mais delicados de sua saúde mental e suas batalhas com a depressão. Como um single feito em um período pós-pandêmico, “This Is Why” carrega a sombra dos últimos anos enquanto fala sobre o medo de sair de casa e o peso das críticas e opiniões negativas online. Apesar disso, a faixa tem um groove de baixo e guitarra que remete à “Hard Times”, com sua vibe dançante e letras sombrias.

“Fake Happy” – After Laughter

A referência mais óbvia, entretanto, talvez esteja no videoclipe da nova música, onde Hayley aparece passando batom para em seguida colorir toda a metade inferior do rosto em um grande sorriso falso antes de rabiscar com raiva o restante do rosto. Fãs online apontaram para um verso conhecido do single “Fake Happy”, também do After Laughter, onde Williams fala sobre simular um sorriso com maquiagem: “Vou fazer um desenho de batom maior que a boca / E se as luzes estiverem apagadas, eles não vão ver eu franzir a testa”. O aceno para a era anterior pode ser uma pista de que não teremos um álbum muito positivo pela frente.

Hayley Williams no videoclipe de “This Is Why”. Créditos: Reprodução/YouTube

LEIA TAMBÉM: 5 músicas subestimadas do Paramore que você precisa conhecer

Categorias: Listas Notícias