A última sexta, 15, marcou 130 anos da proclamação da república no Brasil, mas a celebração foi outra. Patti Smith, ícone da música e literatura, se apresentou em solo brasileiro pela primeira vez. O show aconteceu no Popload Festival no Memorial da América Latina às 20:45, encerrando o dia que recebeu Raconteurs, Hot Chip, Cansei de ser Sexy, Tove Lo, Little Simz e Luedji Luna no palco.

Com uma carreira que reúne 40 anos de poesias, punk e rock, Patti Smith fez valer as décadas que esperou para vir ao país e, apesar de alguns problemas no mapa do festival como banheiros com filas quilométricas, a plateia foi ideal para seu show. Aproximadamente 14 mil pessoas presenciaram a calmaria que envolve o fogo e a força da artista.

A banda completou uma apresentação já incrível formada por Patti Smith e sua setlist. Sem parar um minuto sequer de provar sua excelência, a cantora trouxe hits como “Dancing Barefoot” e “Free Money” e covers de Neil Young, Midnight Oil e Velvet Underground.

Entre uma canção e outra, Smith olhava para os milhares de fãs e clamava por liberdade, respeito e amor acima de tudo. Ela destacou a importância de nos unirmos à natureza e criar um ecossistema mais saudável e limpo não esquecendo do nosso papel na escolha dos políticos que nos representam nas decisões ecológicas. “Essa é para vocês”, ela disse assim que subiu ao palco, logo cantando “People Have the Power”. A música criou o clima do restante da noite.

Suas rimas entorpeciam o público que a cada canção se envolvia mais em suas palavras e melodias. Sendo parte de um festival, o set precisou ser curto, mais curto que os fãs gostariam, tendo apenas 1h15. O trabalho árduo de sintetizar quatro décadas em 75 minutos nunca pareceu tão simples. Com sua leveza, Smith hipnotiza as milhares de pessoas e ainda faz parecer fácil, orgânico e honesto.

Honestidade e leveza talvez sejam as palavras que melhor definem um show da lenda Patti Smith. Com um tom político, a apresentação consegue, de alguma forma, inspirar sentimentos normalmente reconhecidos como antagônicos como ódio e amor, luta e aceitação, raiva e alegria. 

Honestidade e leveza definiram o show da lenda Patti Smith. Com um tom político, a apresentação inspirou sentimentos normalmente reconhecidos como antagônicos como ódio e amor, luta e aceitação, raiva e alegria.

Setlist Patti Smith @ Popload Festival 2019

  1. Dancing Barefoot
  2. Redondo Beach
  3. Ghost Dance
  4. My Blakean Year
  5. Beds Are Burning (Midnight Oil cover)
  6. Beneath the Southern Cross
  7. Free Money
  8. Rock and Roll / I’m Waiting for the Man / White Light White Heat (The Velvet Underground cover)
  9. After the Gold Rush (Neil Young cover)
  10. Pissing In A River
  11. Because the Night
  12. Gloria: In Excelsis Deo
  13. Encore:
  14. People Have the Power
Categorias: Resenhas