A última sexta, 15, marcou 130 anos da proclamação da república no Brasil, mas a celebração foi outra. Patti Smith, ícone da música e literatura, se apresentou em solo brasileiro pela primeira vez. O show aconteceu no Popload Festival no Memorial da América Latina às 20:45, encerrando o dia que recebeu Raconteurs, Hot Chip, Cansei de ser Sexy, Tove Lo, Little Simz e Luedji Luna no palco.
Com uma carreira que reúne 40 anos de poesias, punk e rock, Patti Smith fez valer as décadas que esperou para vir ao país e, apesar de alguns problemas no mapa do festival como banheiros com filas quilométricas, a plateia foi ideal para seu show. Aproximadamente 14 mil pessoas presenciaram a calmaria que envolve o fogo e a força da artista.
A banda completou uma apresentação já incrível formada por Patti Smith e sua setlist. Sem parar um minuto sequer de provar sua excelência, a cantora trouxe hits como “Dancing Barefoot” e “Free Money” e covers de Neil Young, Midnight Oil e Velvet Underground.
Entre uma canção e outra, Smith olhava para os milhares de fãs e clamava por liberdade, respeito e amor acima de tudo. Ela destacou a importância de nos unirmos à natureza e criar um ecossistema mais saudável e limpo não esquecendo do nosso papel na escolha dos políticos que nos representam nas decisões ecológicas. “Essa é para vocês”, ela disse assim que subiu ao palco, logo cantando “People Have the Power”. A música criou o clima do restante da noite.
Suas rimas entorpeciam o público que a cada canção se envolvia mais em suas palavras e melodias. Sendo parte de um festival, o set precisou ser curto, mais curto que os fãs gostariam, tendo apenas 1h15. O trabalho árduo de sintetizar quatro décadas em 75 minutos nunca pareceu tão simples. Com sua leveza, Smith hipnotiza as milhares de pessoas e ainda faz parecer fácil, orgânico e honesto.
Honestidade e leveza talvez sejam as palavras que melhor definem um show da lenda Patti Smith. Com um tom político, a apresentação consegue, de alguma forma, inspirar sentimentos normalmente reconhecidos como antagônicos como ódio e amor, luta e aceitação, raiva e alegria.
Honestidade e leveza definiram o show da lenda Patti Smith. Com um tom político, a apresentação inspirou sentimentos normalmente reconhecidos como antagônicos como ódio e amor, luta e aceitação, raiva e alegria.
Setlist Patti Smith @ Popload Festival 2019
- Dancing Barefoot
- Redondo Beach
- Ghost Dance
- My Blakean Year
- Beds Are Burning (Midnight Oil cover)
- Beneath the Southern Cross
- Free Money
- Rock and Roll / I’m Waiting for the Man / White Light White Heat (The Velvet Underground cover)
- After the Gold Rush (Neil Young cover)
- Pissing In A River
- Because the Night
- Gloria: In Excelsis Deo
- Encore:
- People Have the Power