(Contém Pequenos Spoilers)

Quase Famosos é extremamente pessoal, retrata o início de carreira do próprio diretor Cameron Crowe como jornalista musical. O filme é um clássico e se você gosta de música e ainda não viu esse filme, feche essa página agora, pare tudo que você está fazendo e cria vergonha nessa cara. Quase Famosos é obrigatório!

Se você continua aqui eu espero que você já esteja por dentro do enredo. O cenário é os anos 70, mas precisamente 1973 e William Miller, um jovem de 15 anos viaja com a banda fictícia Stillwater em sua primeira turnê pelos Estados Unidos. A ideia era escrever uma matéria para a Rolling Stone, mas acaba sendo muito mais do que isso. William se adentra no universo maluco de uma banda de rock dentro de um ônibus.

Quase Famosos poderia apenas se tratar de sexo, drogas e rock n’ roll e cair nos clichês dos filmes do gênero, mas parte da perspectiva de um adolescente que ama música, na sua mais pura essência. A inocência de William dá o tom do filme. Personagens emblemáticos e misteriosos como a Band-Aid Penny Lane o guitarrista Russell Hammond dão a vibe setentista perfeita.

IT’S ALL HAPPENING!

1- O filme foi um fiasco de bilheteria.

Cameron Crowe deu azar. No mesmo final de semana do lançamento de Quase Famosos, O Exorcista estava sendo exibido novamente nos cinemas. Um fato curioso, já que o filme é de 1973, mesmo ano em que a história de Quase Famosos se passa. Mas a verdade é que o filme não foi um grande sucesso logo de cara, apesar de ter vencido Oscars e Globos de Ouro, o filme ganhou força com o tempo. O próprio Cameron disse que o filme nunca foi tão popular quanto agora, 20 anos após seu lançamento. 


2 – Neil Young deu pra trás no dia da gravação, mas recompensou com a trilha sonora

Neil Young estava escalado para ser o pai distante de um dos protagonistas, Russell Hammond, personagem de Billy Crudup. Mas cancelou no dia da filmagem. Pra compensar, ele foi o primeiro a ceder uma música para a trilha sonora. A versão acústica de “Cortez the Killer“, e de acordo com Cameron Crowe, ele procurou o take perfeito pra ela, foi escolhido a dedo. 

3-  Mais desistências

Originalmente os atores selecionados para o filme eram: Meryl Streep como Elaine Miller; Natalie Portman e Sarah Polley como Penny Lane; e Brad Pitt como Russell Hammond.  E esse último estava quase certo, Brad e Cameron se encontravam com frequência  para leitura de roteiros. Parecia tudo bem, mas quatro meses depois, Brad Pitt desistiu do papel. Reza a lenda que Cameron Crowe chorou por não ter uma estrela no filme. Acabou que a estrela do filme é o roteiro, e todos nós sabemos disso.

4 – Stillwater 

Cameron Crowe é bom com bandas fictícias. Se você já viu Singles – Vida de Solteiro (1992) sabe do que eu estou falando. Com Quase Famosos não foi diferente. Stillwater é uma banda quase de verdade. Tem três discos, hits de sucesso e músicas compostas pelo próprio Cameron.

Mas que banda é Stillwater? Em quem eles são inspirados? Segundo o próprio diretor, Russell Hammond, por exemplo, é inspirado em Glenn Frey, dos Eagles. Já Jeff Bebe, interpretado por Jason Lee, traz referências de Paul Rodgers, do Free e Bad Company. Stillwater é uma mistura disso tudo com uma pitadinha de Led Zeppelin, Lynyrd Skynyrd e The Allman Brothers Band.

Nesse vídeo recente, fruto de uma série de matérias da Rolling Stone sobre os 20 anos de Quase Famosos, Cameron mostra os discos e outras coisas legais sobre o filme, vale a pena assistir:


5 – A cena de Tiny Dancer no ônibus. 

Não sei vocês, mas eu não consigo ver essa cena sem ficar arrepiada. Tiny Dancer é uma das músicas mais piegas e lindas do mundo, as duas coisas ao mesmo tempo. E ela não fez tanto sucesso no seu ano de lançamento, 1971, o próprio Elton John reconhece que só após Quase Famosos a música ficou realmente conhecida. A cena é demais e foi completamente improvisada. As falas de William e Penny Lane não estavam no roteiro e acabaram sendo um dos pontos altos do filme.

Quase Famosos nasceu clássico e os anos foram gentis com a obra. O quinto filme de Cameron Crowe tinha tudo pra dar errado, e deu certo, muito certo! Uma ode aos anos 70, feita por um cara sensível e que de fato vivenciou tudo aquilo. Quase Famosos merece ser revisto e aqui no Brasil você pode assistir pelo Google Play, Apple TV e Microsoft Store.

Categorias: Listas Notícias