A banda curitibana Mulamba, desde 2015, une força, poesia e influências que vão do rock à música erudita. E não poderia ser diferente em 2019 com a canção “Vila Vintém”, de autoria de Cacau de Sá (voz), que fala sobre a opressão do Estado da população que vive em comunidades periféricas.

A vocalista conta que essa música nasce como um grito de resistência e desespero daqueles que vivem em um lugar e são retirados. A letra começou a ser composta no Rio de Janeiro, onde teve contato direto com as ocupações, violência da polícia e, também, com as ações do governo. Um dia, a polícia foi a Vila Vintém, que é lida como um lugar de muito tráfico, com a ideia de desocupar a favela.

O clipe conta a história de Elidieu e sua família haitiana, personagens da vida real, moradores da Ocupação 29 de Março, em Curitiba (PR), que sonham em construir seus tetos com as próprias mãos após a comunidade pegar fogo, no final de 2018. A veracidade existente no clipe é graças ao auxílio de pessoas da comunidade, diz o bateirista Caro Pisco, os grafites, por exemplo, foram feitos por moradores de lá.

Com a direção de Cristiano Vaz e Fernando Felix a obra tem como objetivo chamar atenção para todas as comunidades periféricas que precisam de alguém que olhe por eles, para que haja respeito por parte do Estado e para que haja preocupação com a infra-estrutura local.

Confira agora, o clipe de “Vila Vintém”:

Tags:
Categorias: Notícias