Texto por Carolina Kitamura

O Anime Friends é muito conhecido por suas atrações fixas. Lá você encontra tudo o que o povo otaku brasileiro mais ama: anime, mangás, comida e snacks japoneses e tokusatsu, famosas live-actions cheias de efeitos especiais!

Após longos dois anos de pandemia, a expectativa quanto ao evento subiu muito e a galera estava impaciente para o final de semana, principalmente a geração mais nova que veio do TikTok. Com o incentivo da Prefeitura de São Paulo, o AF ganhou um novo público esse ano que veio de primeira viagem para conhecer o evento com direito à excursão de escolas públicas presentes!

O espaço do Palco Principal era grande e parcialmente encarpetado, você encontrava muita gente descansando e aguardando as bandas enquanto comiam ou esticavam as pernas com direito a uma praça de alimentação logo ao lado, lotada por sinal. O palco ficava perto da área de lojas também, então você poderia fazer compras ou comer enquanto curtia um som sem precisar ir até lá!

Nos últimos anos, a banda FLOW conquistou um espaço muito especial no coração de todos que frequentavam o evento entre 2013 e 2015. E esse ano, na sexta feira, 08, foi a vez do I Don’t Like Mondays agitar a galera no Palco Principal do evento. A princípio, não sabíamos muito sobre a banda, exceto que eles cantaram uma das aberturas do famoso anime One Piece e, no final, eles mostraram que não vieram limitados somente ao anime e surpreenderam. 

Yu, do grupo I don’t like mondays, durante show no evento Anime Friends em São Paulo. Crédito: Carolina Kitamura

Mesmo sem conhecer a setlist todos curtiram muito a performance cheia de estilo e poses. Para os amantes de indie, é um match perfeito de uma guitarra melódica cheia de chorus com uma pegada cool, ideal para se ouvir em dias que precisam daquela cor azul. É o tipo de banda que você espera ver tocando na Audio.

Apesar de alguns problemas técnicos e atraso, isso não desanimou a banda que ficou empenhadíssima em entreter a plateia. As fronteiras da linguagem não impediram a interação com a galera e um simples “Obrigado!” do cantor Yu era suficiente para todos vibrarem.

Você pode conferir o trabalho deles aqui (com direito a legenda em inglês):

É perceptível a vontade de trazer mais novidades pro público otaku em solo brasileiro no gênero JPOP.

Pudemos ter um gostinho disso com a Balada ANIMESHON apresentada pelos DJs Anji e Shiaku, que trouxeram um repertório de música repleto dos mais clássicos ao mais underground, também na sexta-feira ao final do dia no Palco Ultra. 

A galera estava tímida no começo mas não demorou muito até se soltar. Como o evento é em sua maioria para maiores de 12 anos, ou seja, sem conteúdos adultos e bebida alcoólica, foi um momento muito agradável onde pessoas de todas as idades curtiram e dançaram mesmo exaustos de um dia inteiro rodando o evento.

Além dos clássicos animes, pudemos curtir o som de artistas responsáveis por cantar temas de diversos animes como Yoasobi (BEASTARS), LiSa (Demon Slayer), ALI (Jujutsu Kaisen) e Dean Fujioka (Yuri On Ice) tivemos também sucessos de VOCALOID e HOLOLIVE.

E pra quem acha que otaku não curte uma balada, teve uma galera revivendo passos do estilo PSY na pista até crianças se divertindo com seus pais otakus! 

A reação positiva do público curtindo o momento nos traz esperança dessa dose se repetir nas futuras edições do evento, assim esperamos!

Você pode conferir a playlist deles aqui:

A headline mais polêmica no Anime Friends foi o grupo de JPop One  N’ Only (ou ON’O pros mais chegados). Desde o início do ano eles davam indícios de virem ao Brasil devido a quantidade de TikToks que lançavam dançando funks brasileiros, como seu vídeo usando o viral “Bandido” de MC Mari e Zé Felipe que já passa de um milhão de visualizações.

Antes mesmo de entrarem no palco, a galera já estava animada esperando pelos meninos, que entraram cantando sua versão exclusiva em português da faixa “L.O.C.A” lançada este ano. A apresentação aconteceu às 19h30 no Palco Principal no sábado, 9 de julho, após uma mudança nos horários do cronograma, onde originalmente eles se apresentariam às 18h. 

Era evidente a dedicação e carinho que tiveram para se prepararem pro show: Hayato, um dos rappers do grupo, estava com seu português em dia para se comunicar com todos, tinha até cola no papelzinho para não esquecer nada. 

Apresentando suas músicas mais escutadas nas plataformas e com direito até a troca de figurino, os meninos ficaram muito empolgados e exalavam energia com a resposta positiva do público, com todos arriscando um português, puxando assunto sobre quais animes cada integrante gostava e até cover de uma das aberturas de Dragon Ball e os greatest hits do BTS!

As músicas lembram muito o Kpop, com coreografias sincronizadas e uma boa distribuição de linhas entre os membros, para os que não conheciam o grupo não foi difícil acompanhar os passos. Com a semelhança, causou burburinho e dúvidas a respeito do grupo e infelizmente, o evento não se preocupou muito em divulgar e aprofundar mais detalhes quanto aos membros.

E além de talentosos, eles também são super engraçados como já provavam os vídeos virais! No meio da conversa um dos integrantes, Tetta, mostra estar usando uma roupa de baixo (que ele carinhosamente apelidou de calcinha) do Dragon Ball que é seu anime favorito e que com certeza vai render muitos memes para os fã clubes. 

Os meninos postaram em suas redes sociais agradecendo pela estadia no país e a recepção calorosa. Esperamos vê-los novamente em solo brasileiro, pois muitos fãs no twitter alegaram querer estar no evento para assistir ao show e não puderam comparecer!

One N’ Only durante show no evento Anime Friends em São Paulo. Crédito: Carolina Kitamura

Apesar de todos os contratempos relacionados à horários, e uma infraestrutura que falta se aperfeiçoar, as atrações compensam o estresse com seu carisma e dedicação em conhecer o Brasil e entregam músicas boas e novas! Essa edição mostrou um público sedento por artistas recentes enquanto a nova geração do evento estabelece um novo hino para a nação otaku: “Gurenge”, da cantora japonesa, LiSa.

Enquanto o Anime Friends viver a cena do Jpop no Brasil não vai morrer!

Categorias: Notícias Resenhas