No início de fevereiro de 2021, o Spotify lançou sua plataforma na Coreia do Sul. Em menos de 30 dias corridos, a empresa anunciou em nota que o catálogo de músicas da distribuidora coreana Kakao M seria removido globalmente da plataforma. Ao dar meia noite do dia 1º de março na Coreia, mais de 5300 mil músicas de K-pop foram embora.

Antes de entrar no que realmente aconteceu, alguns detalhes são importantes:

  • Na estreia do Spotify na Coreia, os artistas licenciados pela Kakao M não estavam presentes regionalmente.
  • A Kakao M comprou, em 2016, a maior plataforma de streaming de música do país: o MelOn. 
  • Alguns artistas foram apagados completamente, enquanto outros perderam suas canções parcialmente.

A princípio, quando os fãs perceberam centenas de artistas faltando em suas bibliotecas e playlists, ninguém sabia o que havia acontecido entre as empresas ou em quanto tempo isso seria resolvido. Muitos se preocuparam principalmente com artistas pequenos que estão no guarda chuva da Kakao M, que dependem do Spotify para a distribuição em outros países.  

Artistas dentro das grandes empresas de entretenimento da Coreia, como a SM Ent, JYP Ent, YG Ent e Big Hit não sofreram com essa “queda do sistema”, pois possuem outros distribuidores ou fazem o licenciamento “de casa”. Outros, como a Cube Ent e P Nation, que já tinham contatos com licenciadores internacionais, rapidamente resolveram seus problemas e em questão de dois dias, suas músicas já estavam de volta na plataforma.

Artistas consolidados como IU, GFRIEND, Seventeen, Mamamoo, Monsta X e LOONA foram impactados ao ponto de diversos fãs declararem migração para concorrentes do Spotify, como Apple Music e YouTube Music. Entretanto, não é possível detalhar a quantidade bruta de cancelamentos durante o período, especialmente por conta de um gênero que ainda é pequeno se for comparado com artista do Pop americano.

Além disso, os dados de streaming também foram afetados. No nicho, isso significa a diminuição – ou exclusão total – de uma métrica que conta para charts semanais, assim como recordes pessoais para artistas coreanos. Para alguns fãs internacionais, essa é a única forma de mostrar apoio aos seus artistas favoritos.

Outro problema foi a dor de cabeça que alguns enfrentaram por terem lançado álbuns recentemente. O caso mais emblemático foi o de Epik High, que havia acabado de iniciar as promoções do novo álbum, Epik High Is Here 上 , Pt. 1. 

No Twitter, Tablo, o frontman do grupo, expressou sua frustração com o desentendimento. “Independente de quem tem a culpa, por que são sempre os fãs e os artistas que sofrem quando a ganância das empresas supera a arte?”.

Em menos de 24 horas, Epik High conseguiu restaurar suas músicas através de outro distribuidor, mas não foi o caso de todos os artistas.

O primeiro comunicado do Spotify dizia que ao longo de um ano e meio, eles estavam discutindo as licenças dessas músicas junto com a Kakao M. Entretanto, precisou chegar no fim do contrato para que algo fosse feito a respeito da situação. 

“O fato de ainda não termos chegado a um acordo sobre um nova decisão global é lamentável para seus artistas, bem como para fãs e ouvintes em todo o mundo. Esperamos que essa interrupção seja temporária e possamos resolver a situação em breve. Continuamos comprometidos em trabalhar com detentores de direitos locais, incluindo a KakaoM, para ajudar a expandir o mercado musical coreano e o ecossistema de streaming em geral”, disse o Spotify, em nota.

A situação foi resolvida no espaço de aproximadamente 10 dias. As músicas, páginas de artistas e playlists foram restauradas em totalidade. Inclusive, o Spotify ganhou a licença do catálogo da Kakao M na Coreia do Sul. Isso faz com que fãs de K-pop pensem: “o que mais pode afetar esse sistema?”. 

Na cultura do gênero, grupos performam em shows de música praticamente todos os dias da semana quando lançam algo novo. No fim dos programas, há uma nomeação da “música da semana”, onde os artistas ganham um prêmio simbólico, mas que simboliza ser o mais popular. 

Desde o início da onda Hallyu, ganhar nos music shows é de extrema importância para a sobrevivência e longevidade de um grupo. Isso significa reconhecimento do público geral, assim como algo atrativo para marcas adotarem grupos para propagandas. Diversas categorias eram levadas em consideração, mas hoje a que mais importa é a quantidade de streams digitais no serviço utilizado pelo canal de televisão. 

O Inkigayo, por exemplo, é um dos mais longos e tradicionais music shows do país. Em janeiro de 2021, o critério para ganhar um prêmio semanal era: venda de música digital, ou seja, streaming (55%), SNS, redes sociais (30%), venda de álbuns físicos (10%), On-Air (10%), pré-votação (5%), votação ao vivo (5%). 

Em período pré-pandemia, centenas de fãs se aglomeravam dentro das emissoras para ver seus artistas favoritos e votar para que eles ganhassem. Com a pandemia, não há mais plateia ao vivo, mas os fãs podem votar por mensagem de texto.

Com a entrada do Spotify na Coreia, muitos fãs especulam como que o streaming da plataforma será considerado nos programas, se chegar a isso. A Apple Music não é levada em consideração, apesar de já estar no país há um bom tempo. 

O Inkigayo é patrocinado pelo Melon e utiliza o aplicativo para contar seus streamings. É possível, então, ver onde a briga das distribuidoras pode chegar. 

Por fim, outros fatores devem ser considerados com a entrada do Spotify. Com a modalidade freemium, os usuários não precisam pagar para ouvir, como nas outras plataformas da Coreia. Em 2019, o valor de inscrição era de ₩19,000, aproximadamente R$90. Além de ser um valor alto, em fevereiro deste ano, três executivos da Kakao M foram declarados como culpados de roubar U$16,4 milhões em royalties de artistas.

Não há outra opção além de esperar para ver o que vai acontecer. Mas, se o Spotify tiver uma boa estratégia para a expansão do aplicativo na Ásia, é possível que em alguns anos eles retenham um bom espaço do Market Share coreano. 

Atualmente, estima-se que o Melon tenha 8,81 milhões de assinantes. Ainda mais, outros players consolidados como Genie e Flo, possuem 4,47 milhões, e 2,86 milhões, respectivamente.

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