A busca pela identidade e a jornada de autodescoberta são coisas que não acabam com o fim da adolescência. É isso que a música de Jagwar Twin nos ensina.
Aos 35 anos, o cantor, compositor e produtor tem uma longa jornada no mundo da música e vem se conectando com públicos de todas as idades e identidades através de suas letras sinceras e suas canções criativas.
Seu álbum mais recente, 33 (2022), é um trabalho empolgante e eletrizante de música alternativa, transitando entre o rock e o pop, como é o caso das dançantes “Pay Attention (feat. little luna)” e “I Like To Party”. Recentemente, ele lançou o energizante single “All My Friends”, que apesar da sonoridade alegre fala sobre a sensação de se sentir perdido em um mundo que se torna cada vez mais catastrófico.
É através desses sentimentos turbulentos de inadequação, auto aceitação, pertencimento e descoberta que Jagwar Twin se conecta com o público. Os temas abordados pelo artista e a importância da comunidade carregam uma certa semelhança com o trabalho de YUNGBLUD, mas em sua sonoridade Jagwar Twin é mais criativo e quebra mais barreiras quando se trata de transitar entre gêneros musicais. Sua música também é mais popular e ensolarada que a do jovem britânico de 25 anos.
Jagwar Twin é o nome artístico e alter-ego de Roy English. Roy começou sua jornada como artista na adolescência com a banda Dead Letter Diaries. Em 2006, aos 18 anos, ele fundou a banda Eye Alaska, com quem lançou um único álbum, Genesis Underground (2009), antes de seguir carreira solo.
A jornada até se tornar Jagwar Twin foi longa e cheia de marcos importantes. Ainda como Roy English, o artista conheceu o produtor Jeff Bhasker, que se tornou seu mentor. Em 2014, ao lado de S1 e Rick Nowels, ele co-produziu a faixa “I Can Fly”, de Lana Del Rey, que entrou para a trilha sonora do filme Olhos Grandes (2014), dirigido por Tim Burton.
Seu primeiro EP, I’m Not Here Pt. 1, foi lançado em 2016 e pouco tempo depois, English foi convidado para ser o ato de abertura da 5 Seconds of Summer em algumas datas dos Estados Unidos. Ele passou a ganhar mais espaço nas rádios e nas mídias e seu nome foi se tornando conhecido.
Já como Jagwar Twin, o músico voltou a colaborar com o produtor S1 (que já assinou trabalhos de Beyoncé, Kanye West e Lorde) e conheceu também Travis Barker, do blink-182. Ambos participaram da produção do álbum de estreia de Jagwar Twin, Subject to Flooding (2019), assim como o também produtor de rock alternativo Linus.
Com dois álbuns em sua discografia, Jagwar Twin lançou recentemente os singles “All My Friends” e “Great Time To Be Human”, que se aprofundam ainda mais na experiência humana de viver em tempos modernos e conturbados. Com criatividade e honestidade, o artista segue se conectando com o público ao criar um espaço que oferece duas das coisas que mais procuramos enquanto seres sociais: empatia e pertencimento.