Formado em 2011 na cidade de Los Angeles, o Poolside começou como o projeto sonoro do duo Filip Nikolic e Jeffrey Paradise. Hoje, o daytime disco, gênero musical criado por Jeffrey, define muitos outros artistas.

Depois de Pacific Standard Time (2012) e Heat (2017), Poolside lança Low Season, o trabalho que reinventa a ideia do disco feito para ser ouvido na beira da piscina.

Batemos um papo com Jeffrey Paradise, atual líder da banda, para saber mais sobre seus processos criativos, o que o inspira, e como seria um drink inspirado no som do Poolside.

MAD SOUND: Como você descreveria o Poolside para uma pessoa que nunca ouviu o som de vocês antes?

Jeffrey Paradise: Criamos o gênero daytime disco especificamente para nossa música. Sinto que é algo que faz sentido quando você a ouve, mas se eu pudesse explicar mais detalhadamente, eu diria que é está entre o mid-tempo e o groovy, com uma mistura de disco e influências do mundo inteiro.

MS: Low Season tem muitas colaborações maravilhosas, como você define os artistas com quem você gostaria de colaborar?

JP: Quando eu procuro por colaborações, normalmente penso nos amigos que me inspiram.

MS: Você pode comentar um pouco sobre suas influências? Situações do dia a dia servem como inspirações para você?

JP: Sly and Robbie, Brian Eno e Bill Withers são provavelmente minhas maiores influências musicais. Liricamente, o Low Season foi inspirado nas partes “agridoces” da vida.

MS: O álbum Heat de 2017 é um dos meus all time favorites. Existe uma diferença evidente de vibes entre Pacific Standard Time, Heat e Low Season. Você diria que Low Season é um álbum de novidades para os fãs de Poolside?

JP: Definitivamente! Eu acho que Low Season é o lançamento mais completo do Poolside até agora, o mais verdadeiro. Eu, definitivamente, decidi fazer um álbum mais focado na composição do que na vibe das músicas, e acho que isso é bem evidente em Low Season. Musicalmente, acho que é um álbum que explora lugares que nenhum dos anteriores exploraram, como por exemplo as faixas “Abandoned Tunnel” e “Sunrise Strategies”.

MS: Low Season é um álbum para todos os momentos na vida de uma pessoa, ou devemos estar com algum tipo de mindset, em algum ambiente específico para entrar em sintonia/entrar no clima do trabalho? (Pessoalmente, não importa o ambiente que estou, sempre sou levada à praia quando escuto Poolside, são momentos pequenos mas como mini-férias de três minutos da rotina da cidade grande)

JP: Acho que todo mundo pode tirar alguma coisa de Low Season. Pessoalmente, não vejo o álbum como “praiano”, mas entendo que outra pessoa pode vê-lo dessa forma. Para mim, o álbum é o som de uma viagem para algum lugar tropical onde você encontra uma praia vazia e um clima incerto – você se aventura por caminhos inesperados, descobrindo pessoas e lugares em sua jornada que o surpreendem e lhe proporcionam uma nova perspectiva da vida. Embora essa seja uma experiência que não possa ser compartilhada no Instagram, é algo que se torna um tipo de inspiração para resto da vida.

MS: Você acha que a sensação de não ter obrigação quando se trata de um projeto te dá liberdade de produzir algo mais autêntico e pessoal? Você acha que isso se aplicou no processo de gravação de Low Season?

JP:Para mim, pode levar muito tempo para fazer algo que soe bem, mas a semente, a origem de uma música normalmente é algo que não demora muito tempo para acontecer. Prazos podem promover a criatividade de muitos jeitos, depende apenas da sua atitude e do quão focado você está para fazer aquilo dar certo!

MS: Como seria um drink em homenagem ao Poolside? 

JP:Seria um drink de Mezcal* bastante cítrico!

MS: Sinto que algumas figuras notórias nos dias de hoje deviam ouvir Poolside para entender que a vida se trata de muito mais do que apenas o stress que o mundo vive hoje, como um tipo de terapia. Você indicaria sua música para pessoas do mundo da política? 

JP:Essa é uma pergunta complicada… talvez todo mundo devesse ouvir Poolside, e se gostarem, continuem curtindo!

* Bebida alcoólica destilada, produzida a partir do sumo fermentado do agave.

Tags: