The Maine celebra 16 anos de muita história em seu nono álbum de estúdio, The Maine (2023). O disco foi lançado dia 01 de agosto de 2023 por um motivo muito especial. No formato americano, a data forma os números 8.1.23 ou 8123.
Os fãs da banda já estão mais do que acostumados com essa sequência numérica. 8123 era o número de um estacionamento onde os integrantes do The Maine se encontravam quando eram mais jovens. Hoje, ele representa toda a comunidade formada entre banda e fãs e é mencionado na faixa “We All Roll Along”, onde John O’Callaghan canta que “8123 significa tudo para mim”.
Relembrar os dias dourados do passado em meio aos tumultos do presente é uma marca registrada de The Maine. Ao longo de toda sua extensa discografia, o grupo revisita as memórias da juventude com uma nostalgia pungente, por vezes melancólica e por vezes celebratória. Em seu novo disco, eles escolhem adotar um ar mais positivo, finalmente reconhecendo o quão longe chegaram. “Aos dezessete anos eu não podia sequer sonhar com algo assim / Que doce viagem / Eu era só uma criança”, canta O’Callaghan em “funny how?”
The Maine (2023) é um verdadeiro memoir dos últimos oito álbuns da banda, trazendo sons que remetem a várias épocas diferentes de sua trajetória. A faixa de abertura, “dose no. 2” é um pop punk clássico com a marca registrada do grupo: versos bem marcados por uma bateria frenética com refrão solar e dançante. As calorosas “leave in five” e “spiraling” trazem um pouco do funk explorado por eles em seu penúltimo disco, XOXO: From Love & Anxiety In Real Time (2021).
Os temas líricos têm cada vez menos variações conforme os integrantes envelhecem e constroem vidas mais tranquilas com suas próprias famílias, mas você sempre pode encontrar uma música apologética e ligeiramente autodepreciativa onde o eu-lírico pede desculpas por seus erros e esclarece suas intenções, como é o caso da tocante “the mood i’m in / jsyk”. Todo álbum de The Maine também guarda um espaço para histórias de romance, como é o caso das cativantes “i think about you all the time” e “thoughts i have while lying in bed”.
Em publicação no Instagram, a banda explicou a escolha do nome do disco: “Demos tudo o que temos para esse álbum e ele é autointitulado porque, de várias formas, representa quem somos enquanto banda. Cada faixa é um pedaço da nossa alma coletiva, uma expressão do nosso crescimento, nossas dificuldades, e nossos triunfos ao longo dos anos”.
Sem a pretensão de ser um álbum inovador, The Maine (2023) é um presente tanto para os fãs quanto para a banda, celebrando o tempo passado e vivido com um toque mais doce de nostalgia e unindo os adolescentes do início com os adultos de agora. Em agosto, The Maine se apresenta em São Paulo nos dias 25 e 26. Ingressos ainda estão à venda para o dia 25.