Texto por: Isabela Santos

Na última semana, o Deerhunter venceu o frio do outono do hemisfério norte e encheu a Roundhouse, em Londres, como parte da turnê de promoção do álbum lançado esse ano, Why Hasn’t Everything Already Disappeared?.

A abertura ficou por conta da galesa Cate Le Bon, a quem Bradford Cox, vocalista do Deerhunter, se referia constantemente como “nossa irmã”. Ela fez parte da produção do último álbum da banda e lançou uma música com Bradford recentemente, “Secretary”, sem a participação do resto do quarteto americano. Com tamanha sincronia, é de se esperar que eles tenham o mesmo público, o que ficou evidente na recepção calorosa que a plateia da Roundhouse deu à Cate.

Pouquíssimas telas acesas de celular eram vistas na multidão durante as músicas e as pequenas pausas nas quais o vocalista aproveitava para dar opiniões políticas. Ele começou questionando a importância do movimento punk. “O que eles realmente liberaram? O punk realmente era necessário? Não sei. Algumas pessoas podem chamar o Donald Trump de punk, ou o Boris (Johnson)”, afirmou Bradford. Diante de algumas vaias e gritos na plateia, ele arrematou com a frase “Não precisamos de punk. Precisamos de união.” 

O setlist é majoritariamente composto de uma mistura de músicas do último álbum com outras do Halcyon Digest, de 2010, o mais famoso da banda. Mas lá não parece ser lugar de cantar, talvez porque muitas faixas contam com longos e psicodélicos solos, as pessoas se contentam em balançar a cabeça em um transe, além de ocorrer o ocasional e pequeno mosh pit.

Bradford usou a pausa que antecedeu o bis para conversar com um fã. Ao perguntar a origem dele e receber Espanha como resposta, ele disse “Eu gosto muito da Espanha. Também gosto da Catalunha. Dois ótimos países.”

O apoio do vocalista à independência da Catalunha fez ecoar algumas vaias, logo abafadas pela faixa “Cover Me (Slowly)/Agoraphobia”, o show foi arrematado por “He Would Have Laughed”, não sem antes do vocalista anunciar que o fã espanhol poderia pegar de graça o que quisesse na loja de merch e em seguida, distribuir ele mesmo, um por um, os setlists para os fãs da grade.

Bradford ainda terá mais oportunidades de ser gente fina, a turnê tem shows marcados até o fim de novembro.

Setlist Deerhunter @ Roadhouse em Londres, Inglaterra

  1. Death in Midsummer
  2. No One’s Sleeping
  3. What Happens to People?
  4. Helicopter
  5. Revival
  6. Desire Lines
  7. Sailing
  8. Take Care
  9. Futurism
  10. Plains
  11. Coronado
  12. Nocturne
    BIS:
  13. Cover Me (Slowly)
  14. Agoraphobia
  15. He Would Have Laughed
Categorias: Resenhas