Texto por: Isabela Santos
Na última semana, o Deerhunter venceu o frio do outono do hemisfério norte e encheu a Roundhouse, em Londres, como parte da turnê de promoção do álbum lançado esse ano, Why Hasn’t Everything Already Disappeared?.
A abertura ficou por conta da galesa Cate Le Bon, a quem Bradford Cox, vocalista do Deerhunter, se referia constantemente como “nossa irmã”. Ela fez parte da produção do último álbum da banda e lançou uma música com Bradford recentemente, “Secretary”, sem a participação do resto do quarteto americano. Com tamanha sincronia, é de se esperar que eles tenham o mesmo público, o que ficou evidente na recepção calorosa que a plateia da Roundhouse deu à Cate.
Pouquíssimas telas acesas de celular eram vistas na multidão durante as músicas e as pequenas pausas nas quais o vocalista aproveitava para dar opiniões políticas. Ele começou questionando a importância do movimento punk. “O que eles realmente liberaram? O punk realmente era necessário? Não sei. Algumas pessoas podem chamar o Donald Trump de punk, ou o Boris (Johnson)”, afirmou Bradford. Diante de algumas vaias e gritos na plateia, ele arrematou com a frase “Não precisamos de punk. Precisamos de união.”
O setlist é majoritariamente composto de uma mistura de músicas do último álbum com outras do Halcyon Digest, de 2010, o mais famoso da banda. Mas lá não parece ser lugar de cantar, talvez porque muitas faixas contam com longos e psicodélicos solos, as pessoas se contentam em balançar a cabeça em um transe, além de ocorrer o ocasional e pequeno mosh pit.
Bradford usou a pausa que antecedeu o bis para conversar com um fã. Ao perguntar a origem dele e receber Espanha como resposta, ele disse “Eu gosto muito da Espanha. Também gosto da Catalunha. Dois ótimos países.”
O apoio do vocalista à independência da Catalunha fez ecoar algumas vaias, logo abafadas pela faixa “Cover Me (Slowly)/Agoraphobia”, o show foi arrematado por “He Would Have Laughed”, não sem antes do vocalista anunciar que o fã espanhol poderia pegar de graça o que quisesse na loja de merch e em seguida, distribuir ele mesmo, um por um, os setlists para os fãs da grade.
Bradford ainda terá mais oportunidades de ser gente fina, a turnê tem shows marcados até o fim de novembro.
Setlist Deerhunter @ Roadhouse em Londres, Inglaterra
- Death in Midsummer
- No One’s Sleeping
- What Happens to People?
- Helicopter
- Revival
- Desire Lines
- Sailing
- Take Care
- Futurism
- Plains
- Coronado
- Nocturne
BIS: - Cover Me (Slowly)
- Agoraphobia
- He Would Have Laughed