Diretamente de Mannheim, na Alemanha, Loi vem aos poucos entrando no radar global com seu talento para a música.
A cantora de apenas 20 anos impressiona logo ao primeiro contato devido ao timbre grave e o alcance de sua voz, lembrando divas pop como Dua Lipa e Kelly Clarkson. Seu estilo musical é totalmente focado no pop, transitando entre faixas emocionais e outras mais alegres e dançantes. Suas composições de teor pessoal e fácil entendimento permitem que mais pessoas se conectem com a sua arte, o que é exatamente o objetivo de Loi. Apesar da nacionalidade alemã, a cantora prefere escrever suas letras em inglês para que mais pessoas consigam ter contato com suas canções.
“Eu sempre tento escrever uma canção que seja sentimental para mim, seja sobre uma situação que eu mesma vivenciei ou algo vivido pelos meus amigos ou a minha família,” conta Loi em entrevista ao Mad Sound. “Às vezes eu também sonho com algo que me traz tantas emoções que eu acabo escrevendo sobre aquele sonho. É sempre diferente, mas eu sempre tento escrever uma música sobre algo que eu mesma vivenciei.”
A carreira de Loi é bem recente, mas ela tem alcançado números bastante expressivos, tanto na Alemanha quanto ao redor do mundo. Seu primeiro single, a romântica e poderosa “I Follow”, se tornou trilha sonora da saga de cinema alemã Ostwind, e mais tarde foi a canção oficial da campanha de inverno do Mc Donald’s alemão. No Brasil, a faixa também virou destaque nas redes sociais ao ser usada em uma postagem no Instagram do ex-BBB Antônio Jr, mais conhecido como Cara de Sapato.
O áudio de “I Follow” foi usado por Cara de Sapato em uma postagem onde ele expressava seu carinho pela hoje ganhadora do BBB 23, Amanda Meirelles, e os fãs da dupla rapidamente foram atrás da música e de conhecer a cantora por trás dela. Loi comenta que a maior parte dos fãs brasileiros que ela vê na internet parece ter chegado a ela depois da postagem do ex-BBB, mas admite que não sabe muitos detalhes sobre os participantes ou a relação entre eles:
“Eu sei que o Antônio é lutador de MMA e a Amanda é médica, mas não sei muito sobre a relação deles um com o outro,” explica. “Os fãs deles sempre me mandam mensagens falando ‘Eles estão juntos’, ‘Ah, não, eles terminaram’, ‘Eles não estão juntos, são só amigos’, então o relacionamento deles me confunde. Mas acho que isso não é tão importante, eu só me sinto muito grata pelo modo como as coisas aconteceram.”
Sobre o impacto de ver sua música fazendo sucesso em um país tão distante como o Brasil, Loi comenta: “É um sentimento insano. Eu sou apenas uma garota da Alemanha fazendo música, lançando algumas faixas e torcendo para que o melhor aconteça. Ontem eu vi um vídeo de três garotas no carro cantando ‘I Follow’ e foi um sentimento muito doido. Fiquei muito emocionada porque esse é meu sonho e eu sou muito grata.”
Como uma homenagem à fã-base autodenominada “docshoe”, Loi incluiu um pequeno trecho em vídeo dos ex-BBBs no videoclipe de seu single mais recente, “News”. Nele, a cantora interpreta várias jornalistas lendo manchetes de notícias do mundo inteiro, e muitas delas são em português e falam de memes e momentos recentes da cultura brasileira.
Ao contrário da carga emocional de “I Follow”, “News” é uma faixa vibrante que mistura elementos do pop, funk e jazz. A faixa foi lançada logo após outra canção animada, a dançante “Gold”, que também atraiu bons resultados e novas oportunidades para Loi. O single ultrapassou os 20 milhões de streams e ficou no Top 5 das paradas na Alemanha, Suíça, Áustria e Polônia (essa em segundo lugar).
“Depois de ‘Gold’ tantas coisas aconteceram e eu já vivi tanta coisa. Conheci tantas pessoas legais e estou vivendo meu sonho agora, então eu queria colocar esses sentimentos em uma música,” conta. “Foi assim que ‘News’ surgiu. Ela tem um sentimento muito parecido com ‘Gold’, é uma faixa muito feliz. É sobre alegria e sobre amar o dia, amar a vida. Eu queria fazer as pessoas sorrirem com essa canção.”
Atualmente, Loi é bastante popular nas redes sociais, com mais de 500 mil seguidores no TikTok, mais de 110 mil seguidores no Instagram e mais de 170 mil inscritos em seu canal do YouTube. Parte de sua popularidade online veio de um quadro onde a cantora fazia covers de músicas conhecidas com uma roupagem acústica. Em um de seus vídeos, Loi fez uma versão sensível e delicada de “Blinding Lights”, do The Weeknd, ao piano, que acabou viralizando e impulsionando seus números nas redes. No Spotify, a canção ultrapassou os 50 milhões de streams e no Brasil ela recebeu o certificado de ouro.
“Essa música sempre toca no rádio na Alemanha e eu a amo, então queria fazer um cover, mas não queria fazer exatamente a versão do The Weeknd,” explica Loi. “Minha intenção no TikTok sempre foi fazer um cover com uma versão ao piano ou acústica porque deixa a música mais emotiva. E eu acho que músicas emotivas são minha marca.”
Músicas emotivas são exatamente o que podemos esperar de um futuro álbum da Loi. Ela revela que está trabalhando em seu primeiro disco de estúdio apesar de ainda não ter uma data de lançamento específica, mas adianta o que pretende incluir no projeto: “Meu álbum será muito emotivo, muito honesto. Muito pessoal. Também vai ter músicas alegres como ‘Gold’ e ‘News’, mas também muito pessoais e talvez algumas canções de amor. Estou animada para isso.”