Leonard Cohen nos deixou em 2016 após uma triste batalha contra o câncer. Ele tinha 82 anos quando faleceu e havia acabado de lançar o disco You Want It Darker, um manifesto sobre a mortalidade e a dificuldade de enfrentá-la.

Muitas das canções gravadas durante as sessões de estúdio do álbum não chegaram ao corte final. Agora, três anos depois, suas músicas que não viram a luz do dia foram transformadas no álbum póstumo Thanks for the Dance, lançado na última sexta, 22.

“Quando meu pai viu o sucesso de You Want It Darker logo antes de sua morte, ele me pediu: ‘Complete a missão. Termine as músicas que começamos”, conta o filho do cantor, Adam no mini documentário The Story of Thanks for the Dance, lançado junto ao álbum.

O trabalho de quase dez minutos conta a história por trás do disco póstumo de Cohen mostrando imagens da carreira e dos últimos dias do cantor. A produção de Adam contou com a ajuda de alguns colegas músicos como Beck, Feist, Bryce Dessner, e Damien Rice. Juntos, eles apresentam a mais elegante e poética despedida que Leonard Cohen poderia ter.

As letras carregam a luta do cantor através de histórias de amor, sexo, espiritualidade e morte. Esses foram os temas que o assombraram nos últimos meses de vida. Muitas das músicas eram poemas que acabaram sendo transformadas com a melodia calma de Cohen. O forte uso de piano, guitarra e outros instrumentos de corda dão o ar sutil, mas ao mesmo tempo pesado que guiou a carreira musical de Cohen.

Leonard Cohen foi imortalizado pelas suas lindas e sombrias letras, sua habilidade incomparável de contar uma história e de tocar infinitos corações. Três anos após sua morte, nos despedimos de um dos maiores escritores, poetas e músicos que já tivemos.

Categorias: Álbum da Semana