É com Daniel, álbum lançado no fim de fevereiro, que Real Estate comemora seus 15 anos de estrada. Conhecida por transitar entre o indie, o surf-rock e o jangle pop, a banda de Nova Jersey passa por esses gêneros enquanto bebe das fontes inesgotáveis de inspiração da década de 1990. 

A principal delas é o grupo R.E.M, com o disco de 1992, Automatic for the People, que tem entre suas faixas a marcante “Everybody Hurts”. Outros acenos aparecem nos videoclipes dos primeiros singles de Daniel, “Water Underground” e “Flowers”. 

Real Estate, na produção de “Water Underground”, nos leva para o universo do sitcom norte-americano The Adventures of Pete & Pete, que estreou na Nickelodeon em 1991. Os protagonistas da série, Danny Tamberelli e Mike Maronna, contracenam com o quinteto enquanto eles lidam com situações clássicas de comédias daquela década, como viagens grupais e passar num exame de habilitação. 

Já o clipe de “Flowers” apresenta similaridades com uma animação feita para acompanhar “Paranoid Android”, do Radiohead, uma das principais bandas dos anos 1990. Ambos trabalhos são dirigidos pelo mesmo diretor, o ilustrador sueco Magnus Carlsson

Em paralelo à estética noventista, as faixas de Daniel transportam o ouvinte para aquele mesmo imaginário que a cultura pop criou em torno dos anos 1990, sobretudo no contexto dos Estados Unidos. Assim, os quase 40 minutos do trabalho poderiam servir de trilha sonora para a história de qualquer adolescente que cresce num subúrbio norte-americano, em meio ao tédio e as dores da idade.

Gravado num intervalo de nove dias e produzido por Daniel Tashian — que ganhou um Grammy em 2019 pelo seu trabalho em Golden Hour, de Kacey Musgraves —  Daniel entrelaça suas canções de forma natural, sem muitos altos e baixos, diferentemente dos últimos álbuns da banda, nos quais o quinteto se aventurou por novas texturas. 

LEIA TAMBÉM: Hollow Coves faz convite a jornada serena pela alma em ‘Nothing to Lose’