Empoderamento é a palavra para o girlgroup XG. Acrônimo de Xtraordinary Girls, o nome não é usado em vão: o trabalho das sete artistas japonesas tem chamado atenção por suas proporções de fato extraordinárias.
XG é um grupo formado por sete integrantes de origem japonesa que debutou recentemente, em 2022. Apesar do catálogo ainda curto de músicas (todas em inglês), o grupo estava em preparação para sua estreia oficial desde 2017 e trabalhou com alguns dos maiores produtores e coreógrafos da indústria, rapidamente se inserindo no mercado sul-coreano com números impressionantes.
O single de estreia, “Tippy Toes”, apresentou o XG como um girlgroup decidido a mudar o jogo e causar estranhamento. Com referências no hip-hop e R&B e letras que incentivam o empoderamento feminino, o grupo imediatamente enche os olhos e gera curiosidade sobre sua proposta musical. Alguns internautas da Coreia do Sul inclusive expressaram seu descontentamento em fóruns online porque acreditam que as músicas do girlgroup não deveriam ser consideradas K-pop. (via Café com Kimchi)
De qualquer maneira, o XG fez seu debut esgotando todas as cópias físicas de seu primeiro single em 48 horas de pré-venda e batendo as 10 milhões de visualizações no YouTube em menos de um mês. Como elas mesmas dizem na faixa de sucesso: “Não viemos brincar, estamos aqui para dominar”.
O grupo é formado por Jurin, Chisa, Cocona, Hinata, Maya, Juria e Harvey. Cada uma tem sua função e personalidade únicas, como é comum em grupos de K-pop, e vídeos individuais de apresentação de cada uma podem ser encontrados no canal do YouTube do XG. Além da excelente “Tippy Toes”, elas também lançaram a empoderadora “Mascara” para aquelas que estão lidando com um relacionamento ruim, e mais recentemente “Shooting Star” e “Left Right”. Confira:
“Tippy Toes”
“MASCARA”
“SHOOTING STAR”
“LEFT RIGHT”
LEIA TAMBÉM: Descubra The Rose, primeira atração sul-coreana do Lollapalooza Brasil