Renata Soul lançou “Saudade”, uma canção repleta de referências aos estilos predominantes da década de 90. A artista independente da região metropolitana de São Paulo resgata a estética da época com inspirações da série O Maluco no Pedaço, com Will Smith.
O clipe mostra uma viagem no tempo e nos laços afetivos atrelados a memórias antigas, com a estética noventista envolvendo a batida típica da época, como se também narrasse a história dos personagens, de forma leve e divertida.
A canção é uma parceria com o músico e produtor Rahvibe. “O clipe é um percurso entre as tensões, com passagens pelas lembranças afetivas e propostas para um reencontro, reunindo parte das fofuras que percebemos no companheirismo, na parceria, nas graças e risos do cotidiano”, disse o produtor.
A intenção da faixa de Renata Soul é mover o corpo do ouvinte, assim como trazer um movimento sentimental. As guitarras deixam sua marca e dançam junto com a voz da artista que passeia entre graves e agudos. A bateria e o baixo trazem um tempero a mais na mistura, levando o astral para cima.
“Através desse som eu quis trazer um pouco de esperança de que em breve, a saudade de tudo que não vivemos nos últimos anos poderá ser saciada”, conta Renata.
Renata tem profundas influências na Música Preta Brasileira, além de outras internacionais. Entre elas, estão Mahmundi, Liniker, Mc Tha, Jorja Smith, entre outras. Quando se trata de referências de musicalidade, Renata Soul puxa referências tanto dos ritmos percussivos do samba, maracatu, forró e baião, quanto o funk soul, blues, jazz, pop e o reggae. A cantora tenta unir o que há de bom e do melhor do país, trazendo uma combinação genuinamente brasileira.
Os elementos audiovisual dos anos 90 estão presentes em pequenos detalhes também, com o cenário, assim como artigos que costumavam ser recorrentes no dia a dia das pessoas, como fitas cassete, ímãs de geladeira e a famosa jarra de Abacaxi com referências presentes no figurino, que nos levam diretamente ao universo street style popularizado pela série Um Maluco No Pedaço. Algumas cenas são feitas em filtro VHS para ressaltar a pegada vintage.
O clipe é o resultado de uma produção coletiva e colaborativa, onde todas as pessoas envolvidas são majoritariamente artistas independentes de Guarulhos, e de outras regiões metropolitanas de São Paulo. A direção é de Monalisa Amaral, direção de fotografia de Renato Pascoal e direção de arte de Elizabeth Regina.
“Saudade” vem depois do primeiro clipe da artista, chamado “Asas”, que mergulha no R&B, funk soul e blues.