Formada em 2015, a banda de indie rock e garage rock Himalayas lançou em maio seu álbum de estreia, From Hell To Here.

Composto pelos integrantes Mike Griffiths (vocalista e guitarra principal), Joe Williams (guitarra base e vocais), Louis Heaps (baixo) e James Goulbourn (bateria), o grupo começou a ganhar destaque na mídia e aparecer em festivais entre 2018 e 2019, especialmente com a popularidade do single “Thank God I’m Not You”, e desde então se prepara para lançar seu primeiro álbum. 

Ao final daquele ano promissor a banda sofreu um baque inesperado quando o vocalista Joe Williams entrou em coma por um curto período de tempo. Em entrevista para a Euphoria, Williams explicou apenas que “não estava cuidando da saúde direito”. A experiência assustadora inspirou parcialmente o álbum From Hell To Here e é referenciada na faixa-título logo na abertura do disco: “Agora eu não quero mais dormir / Ouço vozes me chamando”.

Sonoramente, Himalayas tem como referência não só o indie rock, mas também o grunge e o blues rock. Suas canções com baixo reverberante e os vocais soltos de Joe Williams trouxeram comparações com Royal Blood e Arctic Monkeys.

Em From Hell To Here, todas as influências da banda colidem em um só lugar. Começando com a enérgica faixa-título, o disco passa para um ritmo mais lento e pesado em “Darkest Before the Dawn”, desacelera ainda mais para falar de possessividade e violência doméstica na complexa “Somebody Else” e traz um quê de sensualidade em “Into the Trap”, apesar do profundo teor existencialista da faixa.

Ao longo de seu primeiro álbum, Himalayas narra suas experiências e sentimentos pandêmicos e pós-traumáticos, detalhando questionamentos pessoais e reflexões, como a difícil busca pela esperança nos momentos difíceis em “Out of the Dark and Into the Light”.

Detalhando a longa e assustadora jornada que os trouxe até aqui, o quarteto traz em seu disco de estreia uma atmosfera ao mesmo tempo sombria e sincera, colocando seus demônios à mostra de maneira vulnerável e desafiadora que faz de seu primeiro álbum um projeto que ficará marcado na memória.