Abrindo os portões da atmosfera sessentista que permeia o universo do O Elevador, a banda lança hoje, 18, com exclusividade pelo Mad Sound, o single “No Espaço em Vão”, que irá compor o próximo disco da banda, Nada Para Num Instante, que chega no dia 12 de março. O lançamento sucede os álbuns A Fuga do Albatroz no Mundo das Máquinas Loucas, de 2017, e Fantasia, de 2018.
Como dificilmente poderia ser diferente para canções concebidas em 2020, a inspiração se deu em um momento de solidão do guitarrista Thiago de Paula, no estúdio que seria a casa da banda, composta por Alexandre Schafaschek (bateria), Gustavo Barbosa (voz e guitarra) e Thalison Moschetta (baixo), durante a gravação do álbum, no entanto, devido a pandemia, teve poucos encontros, e mais reuniões de Paula com seus próprios pensamentos. “Lembro que quando eu escrevi a letra da faixa estava me sentindo cotidianamente ansioso e um pouco mais pessimista com toda a situação de pandemia e conflitos pessoais”, ele relata.
“E, em meio a tudo isso, as palavras vieram de forma bem natural: falo sobre estar tarde, o tempo estar passando e eu estar cansado. No começo dos versos cito as fases do dia: ‘tarde’, ‘noite’ e ‘manhã’ e a relação delas com a luz, tarde – o cansaço do fardo, noite – a escuridão, tudo ser esquecido e fugir do controle, e manhã – que é o renascimento dessa luz, que surge ‘em meio ao caos e à confusão’, ‘em meio aos fantasmas'”, continua. “Mesmo que tenha um significado específico pra mim, espero que cada pessoa que ouvir a música se impacte ou compreenda a letra de acordo com suas percepções e sensibilidade, assim como foi para cada integrante da banda, o que ainda colaborou com inspirações para a finalização da faixa”.
As reflexões e percepções foram embedadas em um atmosfera psicodélica, fruto de inspiração de um documentário que o artista havia assistido, “A ideia da melodia e arranjos surgiu depois que assisti a um minidocumentário chamado The Band Everyone Thought Was The Beatles, que falava sobre os Klaatu, uma banda dos anos 70 muito pouco conhecida, cujo o primeiro álbum se especulava na época que era um álbum dos Beatles gravado em segredo, sob pseudônimo. A partir da inspiração, busquei criar novos arranjos e melodias e com isso pronto gravei as primeiras linhas de guitarra, violão, teclado e controladores, preenchendo a música com referências mais atuais de timbres e ritmos.”
Confira abaixo, com exclusividade pelo Mad Sound, “No Espaço em Vão”, de O Elevador: