“Banda escapista que se inspira no mundo nerd”. É assim que a Sofá a Jato se apresenta na bio de seu perfil do Twitter. A descrição é bastante certeira e capta muito bem a essência da banda, mas não define a completude e as várias nuances que fazem desse trio gaúcho algo muito interessante para se ter no seu radar musical.
Formada por Frederico Demin (bateria), Yussef Lima (voz e violão) e João Pedro Beal (sintetizadores), a Sofá a Jato constrói um verdadeiro universo fantástico em suas músicas, onde o instrumental compõe a paisagem folclórica e a letra canta a jornada desse eu-lírico em um eterno ciclo de busca e descoberta. Tudo de modo muito subjetivo, sem se direcionar objetivamente para o conceitual.
Suas composições são de questionamentos e reflexões bastante humanas e cotidianas, mas a riqueza de seu som desenha verdadeiros cenários em nossa mente, mesmo que de forma inconsciente. Sua música tem textura e profundidade e cria uma experiência magicamente sinestésica, povoada de sensações que parecem ultrapassar a audição.
O trio diz tirar sua inspiração da “terrosidade da canção brasileira”, aliando elementos tradicionais como a viola, violão e bandolim ao uso de sintetizadores, loops de bateria e texturas. O clima épico de suas canções proporcionam uma sensação bastante realista de escapismo, ao mesmo tempo que provocam também profundas reflexões internas.
Seu primeiro lançamento foi o EP Amanhã (2017), seguido por uma série de singles ao longo dos anos, mas a experiência completa se encontra no primeiro álbum, Revoada (2022). Este apresenta todas as características principais da Sofá a Jato em uma musicalidade tão madura – seja em som, estrutura, composição ou vocais – que fica difícil acreditar no pouco número de ouvintes que a banda tem até o momento.
Conheça mais do trabalho da Sofá a Jato.
O videoclipe de “Lugar” é inspirado em jogos de videogame e RPG:
“Pra Nunca Mais” quebra a barreira entre a realidade e o desenho animado:
O projeto ‘No Isolamento’ mostra uma versão de como eram os pocket shows da Sofá a Jato:
O álbum ‘Revoada’ é uma grande indicação nossa para mergulhar mais a fundo nessa banda:
LEIA TAMBÉM: Descubra o indie pop sensível e brutal de girlhouse