Acontece neste domingo, 18, a final brasileira da segunda edição do Red Bull FrancaMente – um evento de batalha de MCs que teve mais de 200 inscritos de Norte a Sul do país, que passaram pelo crivo dos rappers Kamau, Slim e Mamuti. 32 artistas foram selecionados e passaram por batalhas até que sobrassem os 16 finalistas que se enfrentam neste fim de semana.

A primeira edição brasileira do FrancaMente aconteceu em 2018, mas o evento já existe na América Latina há 15 anos sob o nome Batalla, sendo considerado o maior evento de rap do mundo. A parceira oficial da edição de 2021 é a distribuidora americana TuneCore, que também atua no mercado há 15 anos e deu início a uma operação estratégica no Brasil em 2020. Sendo uma empresa que trabalha com música e no formato digital, e oferecendo serviços de distribuição para mais de 150 lojas ao redor do mundo, ela se mostrou a parceira ideal para a Red Bull nesse evento que apoia e incentiva a cena independente do hip-hop nacional.

Em entrevista ao Mad Sound, o head da TuneCore no Brasil e na América Latina, Bruno Duque, falou um pouco mais sobre a parceria. “A nossa ideia é não só promover a TuneCore como marca e serviço, mas investir nesses artistas que são artistas independentes, ainda sem visão no mercado, buscando visibilidade – não são os artistas do mainstream que estão no topo da pirâmide,” explica. “O objetivo da TuneCore é investir nesses artistas através de serviços que vamos proporcionar, através desses projetos como a Red Bull está fazendo, e investir para que eles tenham essa visibilidade que eles sempre buscam.”

Todos os 16 finalistas do Red Bull FrancaMente terão suas músicas distribuídas gratuitamente pela TuneCore e receberão 100% da receita de seus projetos. “A nossa grande mensagem na Tunecore é valorizar o artista independente, então a gente repassa 100% da receita das plataformas para os artistas,” explica Bruno. “É mais uma contribuição no sentido cultural dos artistas poderem ter essa disponibilidade das músicas deles no mundo todo. A gente distribui para mais de 150 lojas, mais de 200 países, então as músicas que eles fizerem e quiserem distribuir com a Tunecore, eles vão ter uma visibilidade bem grande.”

“A facilidade do digital é boa de um lado porque todo mundo hoje em dia consegue disponibilizar música no mundo todo, mas ao mesmo tempo aumenta a concorrência – as brigas por playlist também aumentam, obviamente,” completa. “A gente tem investido muito na cultura, nessa coisa do artista brasileiro poder ter visibilidade não só aqui, mas lá fora também. A TuneCore busca trazer essa janela para que os artistas fiquem disponíveis para que suas músicas sejam consumidas.”

Além da participação na final do evento, a TuneCore também é uma das apoiadoras da série semanal “Aulas de Rima”, criada no canal oficial do YouTube do Red Bull FrancaMente. A cada episódio, os MCs recebem um tema que devem usar para batalhar entre si. Alguns episódios já se encontram disponíveis.

A final do Red Bull FrancaMente será comandada por Kamau e Carol Anchieta, e terá transmissão ao vivo para todo o Brasil através do canal oficial do evento no YouTube. Confira a lista completa dos 16 MCs finalistas: